E demoraram TRÊS ANOS E MEIO e ESBANJARAM 677 MILHÕES DE EUROS aos contribuintes para que a Linha da Beira Alta continue a proporcionar aos seus utentes o mesmo tempo de viagem que se verificava antes das obras!
Uma viagem da Guarda a Lisboa demorará mais de 4 horas!Uma viagem de comboio de Madrid a Barcelona demora um pouco mais de 2 horas, custa 19 €, em TGV, mas há preços bem mais baratos desde os 7 €, a demorarem um pouco mais de 3h!
A distância da Guarda a Lisboa é de 318 km e a de Madrid a Barcelona é de 506 km!
Há cerca de 36 comboios por dia a fazer o percurso entre Madrid e Barcelona! Já da Guarda para Lisboa haverá, como sempre houve com ou sem obras, com ou sem 677 milhões de euros, apenas três comboios Intercidades por dia/sentido entre Lisboa e Guarda. O resto do tempo será dedicado ao serviço regional, entre Coimbra-B e Guarda, com duas ligações dia/sentido.
O que prejudicou toda a remodelação da linha da Beira Alta foi a prioridade dada ao transporte de mercadorias. Para os "inteligentes" mais uma vez os cidadãos pagam em tempo e dinheiro as benesses doadas aos mesmos de sempre!
Lembrar que a modernização (??) da Linha da Beira Alta deveria ter ficado concluída no primeiro trimestre de 2020.
Estamos em 2025!
Lembrar ainda que um estudo preliminar de 2014, elaborado pela Refer, antiga gestora ferroviária, que foi abandonado, previa a ligação entre Lisboa e Guarda em menos de 3 horas e 45 minutos, podendo ser mais competitiva do que o autocarro expresso.
Percebido?
Esqueçam as bitolas! Nem sabes do que falas! Vai estudar.
Apesar de todo o esbanjamento financeiro, com apoio de pelo menos 50% de fundos comunitários, os comboios não vão andar mais depressa e não há ganhos no tempo de viagem.
É a bitola, não é?
O que faz um Ministério Público? Sombra, assobia para o lado.
Domingo, os corruptos e corruptores irão tomar banho, vestirão os fatos comprados nos alfaiates de Lisboa, punhos de renda e muitos salamaleques e frases de salão não faltarão para COME MO RAR a abertura da linha!
Não esquecer quem ganhou com o "negócio" da dita "remodelação" da Linha da Beira Alta e, principalmente, com os atrasos. As empresas de transporte rodoviário, obviamente!
Ontem, hoje e amanhã.
Lembrar que os regedores dos concelhos cujos cidadãos foram prejudicados calaram, comeram e atenazaram de mansinho.
Pudera!
Só temos o que merecemos.