Este estudo devia ser de leitura e análise OBRIGATÓRIA nas célebres e cretinas reuniões que se vão a realizar em escolas ou em câmaras municipais, todas elas com os altos patrocínios de acéfalos, de receção aos professores e de "início" do ano letivo.
Já nem falo na compreensão do mesmo!Muita areia!
As receções servem apenas para mostrar o bronzeado da praia, os novos penteados em voga e os vestidos e sapatos comprados na feira. "Os professores perderam poder de compra", dizem por aí!
Atenção ao que é referido no estudo!
Quatro em 10 portugueses entre os 25 e 64 anos só conseguem compreender textos simples e curtos, segundo um relatório que mostra Portugal entre os países com níveis mais baixos de proficiência em literacia. Percebem?
46% dos portugueses nesta faixa etária têm muita dificuldade em interpretar textos e só conseguem compreender textos muito curtos e com o mínimo de informação irrelevante. Percebem?
Com cinco níveis de proficiência, que variam entre a capacidade de identificar informação em textos curtos (nível 1) e de sintetizar e avaliar criticamente informações complexas (nível 5), perto de metade dos portugueses ficou no nível 1 ou abaixo. Nos níveis mais elevados (4 e 5) estão apenas 3% dos portugueses. Percebem?
Atrás de Portugal, ficou apenas o Chile, onde 57% dos inquiridos também não foram além do nível 1.
Se quiserem consultar o estudo aqui vos deixo a ligação!