quinta-feira, novembro 09, 2006

Portugal cai dois lugares no índice de Desenvolvimento Humano

Portugal desceu dois lugares no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando agora o 29º posto, revela o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Contrariando os argumentos governamentais aqui está um relatório que não interessa divulgar!!

O hiato entre os países mais ricos e mais pobres do mundo está a alargar-se com a estagnação do desenvolvimento humano na África Subsariana e a aceleração do progresso noutras regiões, revela o relatório anual de Desenvolvimento Humano, elaborado pelo PNUD e publicado esta quinta-feira.
O HDR 2066 é dedicado à água e este recurso justifica o título: «A água para lá da escassez: poder, pobreza e a crise mundial da água».
O documento, que exorta o G-8 a implementar um plano urgente de acção global para a água e o saneamento, afirma que a situação na África Subsariana «não dá qualquer sinal de melhoria, principalmente devido ao efeito devastador do VIH/SIDA na esperança de vida».
Em 2004 e 2005, Portugal ocupava os 26º e 27º postos, respectivamente.

EM 2006 JÁ ESTAMOS EM 29.º LUGAR!!!!

Mantendo-se no 1º posto do IDH, a Noruega pode comparar-se com o Níger (último classificado).

Na Noruega, as pessoas são mais de 40 vezes mais ricas do que as do Níger e vivem quase duas vezes mais.
Para dar uma ideia genérica do aumento do fosso entre as situações extremas existentes no mundo, o relatório do PNUD afirma que «o rendimento conjunto das 500 pessoas mais ricas do mundo ultrapassa agora o dos 416 milhões de pessoas mais pobres».
Lançado em conjunto com o primeiro Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH), em 1990, o IDH avalia o estado do desenvolvimento humano através de indicadores como a esperança de vida, alfabetização de adultos e escolarização nos ensinos primário, secundário e superior; e do rendimento, com base nos dados mais recentes e fiáveis dos parceiros da ONU e outras fontes oficiais.

Estamos no bom caminho .....descida em descida até ao cataclismo total.

Os dados são necessariamente relativos a Portugal, porque se o estudo fosse feito com base no Desenvolvimento Humano de algumas regiões do nosso País....BEM ENTÃO A COISA ERA BEM PIOR!!!!