segunda-feira, novembro 20, 2006

Chumbada


Ministério Administração Interna ordena abertura de inquérito à DGV.
O ministro da Administração Interna ordenou na sexta-feira a abertura de um inquérito à Direcção-Geral de Viação por alegadas anomalias no sistema de multas e nos acessos aos registos dos condutores, revelou à Lusa fonte oficial.
Fonte do Ministério explicou que a abertura de um inquérito por parte da Inspecção-geral da Administração Interna [IGAI] é justificada por alegadamente existirem “situações anómalas” relacionadas com “a gestão do SIGA (sistema integrado de gestão de autuações) e com a forma como se desenvolvem os acessos e são processados os dados no registo individual dos condutores (RIC)”.
A 7 de Outubro, alguma comunicação social noticiava que a Polícia Judiciária estava a investigar alterações detectadas em dados inseridos no registo individual de condutores.
De acordo com a imprensa, “um milhão de dados do Registo Individual de Condutores, de um total de nove milhões, foi falsificado e alterado entre 1994 e 2004, com o objectivo de ‘limpar’ cadastros e eliminar infracções que neles constavam”.
Segundo fonte do Ministério da Administração Interna, a abertura do inquérito surge na sequência destas notícias e de “outras informações” que chegaram à tutela.
Só faltava mesmo atribuir a culpa aos computadores.
A informação processada resulta dos dados introduzidos. Se estes são errados a culpa não é do computador mas de quem processou os dados.
Haverá conclusão do inquérito? Serão apurados os responsáveis?
Já agora senhor ministro, como estamos numa de publicitar listas, mande publicar os nomes dos cidadãos que ficaram com o registo limpo com as trapalhadas da DGV.
Tem coragem para o fazer?
Era muito interessante conhecê-la!!!