sábado, novembro 25, 2006

Centro Histórico da Guarda

Uma mesa cheia de feijões.
O gesto de os juntar num montão único.
E o gesto de os separar, um por um, do dito montão.
O primeiro gesto é bem mais simples e pede menos tempo que o segundo.
Se em vez da mesa fosse um território, em lugar de feijões estariam pessoas. Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas.
O primeiro gesto, o de reunir, aunar, tornar uno, todas as pessoas de um mesmo território é o processo da CIVILIZAÇÃO.
O segundo gesto, o de personalizar cada ser que pertence a uma civilização é o processo da CULTURA.
É mais difícil a passagem da civilização para a cultura do que a formação de civilização. A civilização é um fenómeno colectivo. A cultura é um fenómeno individual. Não há cultura sem civilização, nem civilização que perdure sem cultura.
Almada Negreiros, in 'Ensaios'
Este texto serve de mote a uma, mais uma, denúncia sobre o estado a que chegou a Guarda.
Hoje falamos do Centro Histórico da Guarda.
Queremos mostrar a nossa idignação por tudo o que está a acontecer no ainda designado Centro Histórico. Por que não podemos calar! Por que o património do Centro Histórico da Guarda está cada vez mais a delapidar-se, a ser destruído, a ser objecto de intervenções que são no mínimo duvidosas, nada consentâneas com a História de mais de 800 anos, de que todos nós nos orgulhamos.
Exigimos a quem de direito que nos esclareça se há ou não consentimento por parte do IPPAR para todas as mutilações, destruições e desleixo a que a zona do Centro Histórico está ser alvo.
Recordamos que o Centro Histórico da Guarda é um património não só da Guarda mas do País.
Apesar do esforço de alguns residentes em intervir/reconstruir casas antigas da Judiaria, Rua do Amparo e Rua Nova, assiste-se a um desrespeito por parte da EDP e PT na colocação das linhas e dos respectivos contadores.
Exemplos:



Um caso paradigmático, a casa do Senhor Oliveira, artista plástico, onde foram instaladas dez caixas brancas:

Até o património histórico não é respeitado:

Mas, não são só as empresas de serviços que estão a contribuir para a descraterização do Centro Histórico.
Também, a Câmara Municipal manifesta falta de sensibilidade para o problema e, igualmente, contribui para a degradação do espaço.
No que concerne à higiene e segurança do Centro Histórico as queixas são mais que muitas. Mas, não era necessário ouvir a indignação das pessoas, habitantes, visitantes e comerciantes.
Basta visitar o Centro Histórico as provas são mais que evidentes.
Os lajedos das ruas estão imunes. É óleo dos carros, dos restaurantes, lixo espalhado por todo o lado. A limpeza das ruas não é feita. A recolha de lixo, quando é feita, realiza-se por meio de uma carrinha de caixa aberta. Um atentado a tudo, principalmente à saúde pública.

Com a existência de toda esta lixeira pública, proliferam os cães vadios. Outro perigo público. Há, inclusive, queixas de moradores que já foram alvo do ataque dos cães, incluindo crianças.
O cheiro é pestilento nalgumas ruas.
Prolifera toda a espécie de animais que são um atentado à saúde pública.As sarjetas não são limpas. Algumas, inclusive, estão partidas e são um perigo para todos os que circulam pelas ruas do Centro Histórico.
Temos conhecimento, que muito recentemente uma criança caiu numa dessas sarjetas.

A nível da segurança, pergunta-se, onde estão as bocas-de-incêndio?

Todos aqueles que vivem, trabalham e visitam aquela zona, zona HISTÓRICA, estão em perigo eminente. Se há um incêndio não existem condições para uma rápida e eficaz actuação dos bombeiros. Tome-se em atenção que o Centro Histórico tem muitas casas em abandono total, desabitadas muitas delas e outras «usadas» para a prática de comportamentos desviantes, como é o caso recente, de seringas espalhadas na via pública pondo em risco, principalmente, a vida de muitos jovens e crianças.
Mas, em termos de segurança, as queixas dos moradores e habitantes também não são poucas.
Não há o devido policiamento. O vandalismo ao património acontece a todo o momento.
A segurança de pessoas e bens está em risco.
A iluminação do centro histórico e zona envolvente é deficiente, mesmo com a alteração do tipo de candeeiros «imposta» pelo programa POLIS.
Por outro lado, em tempo de chuva, as inundações são mais que muitas.
Queixas de comerciantes e dos habitantes que vêm os seus bens completamente destruídos.
Mas, quanto a comerciantes, importa referir que existe no Centro Histórico todo o tipo de actividade comercial, umas condignas e outras muito pouco recomendáveis para uma zona que se pretende como o ex-libris da cidade.
Algumas sem a devida autorização camarária e sem o mínimo de condições para funcionarem.
Mas, se a degradação, desleixo e falta de respeito pela História e pelas pessoas é o que está à vista, que dizer da construção desta vivenda em pleno Centro Histórico?
A construção de uma vivenda em pleno Centro Histórico, mesmo em cima da muralha, pondo em risco a sua segurança.




O estaleiro das obras é feito em plena rua, pondo em risco a segurança das pessoas que por ali circulam:

A vivenda com cerca de 400 metros quadrados, com piscina, é do mesmo empreiteiro que, na semana passada ameaçou cortar o trânsito na Praça Velha, caso a Câmara não lhe pagasse as obras que realizou naquela zona.

O Bloco de Esquerda já questionou o IPPAR, Ministério da Cultura, Ministério da Administração Interna, Procuradoria Geral da República, Provedor de Justiça e tenciona mesmo levar o caso ao Grupo Parlamentar, para apuramento de todas as responsabilidades de forma a ser reposta a dignidade, o respeito e a legalidade num espaço que é o Ex-Libris de uma cidade, cujos habitantes são os legítimos legados de um patrimanónio histórico com mais de 800 anos.
No próximo dia 27 de Novembro comemora-se o dia da cidade.
Mas, haverá motivos para comemorar?

Vemos, ouvimos e lemos
Não podemos ignorar
Vemos, ouvimos e lemos
Não podemos ignorar

Nada pode apagar
O concerto dos gritos
O nosso tempo é
Pecado organizado.

Sophia de Mello Breyner Andresen