quarta-feira, novembro 22, 2006

Futurismo à Guarda


A Câmara Municipal da Guarda, abriu um concurso de ideias para requalificação do espaço exterior das Piscinas Municipais.
Até aqui tudo dentro da normalidade, até achamos a ideia interessante.
Só que, a autarquia «esqueceu-se» de condicionar os projectos à realidade. Isto é, às reais capacidades financeiras da câmara e à lei. Ou seja fez futurismo.
Surgiram projectos, que variam de um a quatro milhões de euros, violando o disposto no Decreto-Lei nº 197/99 de 8 de Junho!!!!!! e não tendo em conta as realidades financeiras da autarquia.
Segundo o edil do desporto, «O concurso de ideias foi lançado sem preço-base para não cortar as "asas" da criatividade».
Ou seja a câmara fez futurismo e esbanjou, mais uma vez, dinheiro público!!!!
Gastou-se dinheiro no concurso, na publicitação e.....nos prémios!
Sim, porque houve prémios para os projectos «futuristas»!!!
Como nenhuma das propostas reúne as condições necessárias para a adjudicação, «vai ser lançado um novo concurso público onde todos poderão voltar a concorrer, mas com projectos mais ajustados à realidade financeira da autarquia», argumenta o edil do Desporto.
Mais e mais custos......
Tudo isto é triste. Agora é que o edil se lembrou que os projectos devem ser ajustados à realidade financeira da câmara.
Depois desta iniciativa futurista, o processo volta agora à estaca zero, já que vai ser aberto um concurso público nos próximos meses, desconhecendo-se ainda o seu preço-base.
Ou seja, os concorrentes interessados vão poder adaptar os seus projectos à realidade financeira da autarquia!!!!!
Pergunta-se, então para que serviu o concurso inicial?
ESBANJAMENTO!!!!!
A Câmara não tem mais nada que fazer do que «brincar» ao faz-de-conta?
Se o objectivo é mesmo este, então dou uma sugestão. Abram um concurso sobre «A Guarda no século XXI».
Espaços verdes, ruas transitáveis, passeios que permitam a circulação segura de peões, nomeadamente, cidadãos com dificuldades de mobilidade, habitações condignas, ajustadas ao clima, zonas de lazer, jardins e parques cuidados, centro histórico respeitado e digno de um passado com mais de 800 anos de história.
É muito difícil?
Pelo que se vê parece que sim!!!!
Por fim, o edil do desporto, anunciou um prejuízo de oito mil euros na gestão das piscinas municipais durante o primeiro semestre deste ano.
Mais uma empresa municipal a dar prejuízo.
Diz o edil do desporto que entre Setembro de 2005 e Agosto de 2006, o complexo das piscinas, recebeu 160 mil utilizadores.
Muito utilizador.
Sendo assim, era interessante saber quantos foram os «utilizadores/pagadores», quer nas piscinas quer nos campos de ténis, e quantas crianças das escolas frequentaram as piscinas.
Por fim, concordamos senhor vereador quando diz que «Não defendemos que haja comparticipações à exploração de qualquer empresa municipal, mas sim às suas actividades». Mas, interessa saber se existe avaliação séria às actividades, para serem comparticipadas.
Chega de futurismo!!!!