segunda-feira, março 01, 2010

O polvo e o bicheiro

O ex-administrador da PT foi o interlocutor de Mariano Gago nas negociações de 'divisão de poder' no Taguspark.
Mais tarde quis comprar 6,5 milhões de euros em acções.
Segundo os jornais, o ex-administrador da PT, Rui Pedro Soares, já falou, e falava, em nome do Governo em negociações empresariais.
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, revelou que, em 2007, Rui Pedro Soares se apresentou nas reuniões para a escolha do Conselho de Administração da Taguspark em nome de um grupo de accionistas que incluía a Caixa Geral de Depósitos e ainda o Instituto Superior Técnico e a Universidade Técnica de Lisboa, com o "apoio implícito do senhor ministro Mariano Gago".
Só que, lapso de memória do senhor Ruizinho, disse esta semana no Parlamento que não era um "representante do Governo". No entanto, de acordo com os factos elencados por Isaltino, o administrador não só era uma figura indicada pelo Estado na PT como também chegou a falar em nome do ministro da Ciência e Tecnologia nas nomeações para os órgãos gerentes do parque.
Esqueceu-se. Lapso de memória, claro!!!
Resta saber se foi uma questão de abuso de confiança da parte de Rui Pedro Soares, ou se Gago deu de facto "carta branca" ao administrador da PT para falar em nome do Governo.
Nessa altura, Rui Pedro Soares ter-se-á apresentado como representante de um grande grupo de accionistas, ganhando um poder decisório que condicionou a intervenção da maior accionista do Taguspark (a Câmara Municipal de Oeiras, que detinha 16%).
Além das entidades públicas, Rui Pedro Soares foi o interlocutor do Millenium, da EDP e do BPI. Curiosamente(?), foram estas duas últimas empresas que mais tarde quiseram vender as suas acções à PT. Já o contacto entre a CGD e Rui Pedro Soares terá sido feito com o então administrador do banco, Armando Vara.
E o povo continua.
Segundo Isaltino Morais, foi esta "pool de accionistas" que impôs, por exemplo, o nome de Américo Thomati para presidente da comissão executiva. Thomati é um dos envolvidos nas escutas do processo "Face Oculta" divulgadas por um semanário, onde é "apanhado" a discutir com o advogado Paulo Penedos os contratos de Luís Figo e José Mourinho, numa conversa datada de 22 de Junho do ano passado.
Depois do polvo vem o bicheiro.
A influência de Rui Pedro Soares no Taguspark tornou-se mais visível quando, no último trimestre de 2008, o ex-administrador da PT tentou que a sua empresa controlasse o parque tecnológico.
A tentativa de tornar a PT na maior accionista chegou a motivar "queixas" de Isaltino Morais a Zeinal Bava, administrador da PT.
A 14 de Outubro de 2008, apesar de Isaltino Morais dizer a Zeinal que teve contactos "frutuosos" com o "dr. Pedro Soares", revela a sua "surpresa" pela "intenção da PT em adquirir as acções do BPI correspondentes a 11,3 % e da EDP, de 5,6%, o que totalizaria 22,07%".
Para evitar aquilo que classificou, como "uma espécie de OPA [oferta pública de aquisição] hostil ao Taguspark", Isaltino exortou Zeinal a encontrar uma solução "interpartes".
A PT acabou por recuar à luz do "direito de preferência" que a Câmara de Oeiras detinha e a autarquia reforçou a sua posição, comprando acções à EDP e ao BPI. Esta operação, cujo efeitos ainda não estão contemplados na estrutura accionista disponível no site do Taguspark , consta da acta da sessão da Assembleia Municipal de Oeiras, que se realizou no dia 13 de Julho de 2009.
A correspondência enviada a Zeinal - que o convoca para uma assembleia geral e fala na aquisição de acções pela PT - revela o valor da operação que estava a ser desenvolvida. Rui Pedro Soares era o operacional de uma compra que custaria à PT 6,5 milhões de euros, o que demonstra a autonomia que o ex-administrador detinha na PT. Este montante resulta da soma do total de acções que a EDP (220 000 acções - cerca de 2 milhões de euros) e o BPI (380 00 acções - 4,5 milhões de euros) iriam vender à PT.
Oficialmente, até à próxima assembleia geral, Rui Pedro Soares - que já renunciou ao cargo na PT - continua a ser administrador não executivo da Taguspark e, isso é o que para já conta.