Com a devida vénia vou a publicar um artigo que considero de extrema importância para que se entenda o que é uma aula.
Uma aula na verdadeira aceção de transformação do ser humano seja qual for o nível de aprendizagem.Vejam se entendem.
O artigo é de Leandro Prearo, reitor na USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, doutorado e Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
"O iceberg da docência e o mito da aula como produto final
A imagem compartilhada por Junior Cadima resume, com precisão e sensibilidade, uma realidade muitas vezes invisível: dar aula é apenas a ponta do iceberg. Aquilo que os alunos e até mesmo gestores educacionais veem – a aula em si – representa uma fração do que realmente envolve o trabalho docente.
No fundo do oceano (e da rotina de quem ensina), está o que realmente sustenta a prática pedagógica: preparar o conteúdo, fazer anotações, estudar, pesquisar, ler, pensar em estratégias e, acima de tudo, desenvolver continuamente habilidades para ser um professor melhor. Tudo isso exige tempo, dedicação e compromisso ético com a aprendizagem.
A romantização do "dom de ensinar" esconde o esforço intelectual que há por trás de cada encontro em sala de aula. E mais: reduz o professor a um mero executor de aulas, quando, na verdade, ele é pesquisador, planejador, estrategista, facilitador, cuidador e formador de cidadãos.
O post de Cadima não é apenas uma constatação visual elegante – é um chamado à valorização real da docência. Em tempos de precarização do trabalho e ataques ao saber científico, é urgente lembrar que educação de qualidade não nasce do improviso. Ela é fruto de trabalho árduo, formação constante e reflexão crítica.
Se queremos transformar a educação, precisamos começar reconhecendo o que ela exige realmente de quem a faz acontecer. E isso começa por olhar além da ponta do iceberg."
Aviso, mantivemos muitos dos termos originais do texto dado entendermos que podíamos modificar, abusivamente, alguma ideia.
A ilustração, magistral, é da autoria de Junior Cadima.