sexta-feira, agosto 17, 2007

Mais claro?

Num excelente trabalho de investigação, o blog Zero de Conduta, explica como foi alterada a biografia de José Sócrates na Wikipedia - uma enciclopédia online em que as entradas são manipuláveis pelos internautas - foi alterada a partir do próprio Governo.
A descoberta baseou-se num instrumento recentemente surgido na Web, o Wikiscanner (http/wikiscanner. virgil.gr/).
Trata-se de um site através do qual se podem localizar os IP (números dos servidores) dos computadores a partir dos quais são feitas as alterações das entradas na Wikipedia (cuja versão em português é consultável em http/pt.wikipedia.org/).
O Wikiscanner permitiu, por exemplo, saber que o perfil do Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, tinha sido alterado a partir de um computador da CIA.
Ou que alguém no Vaticano mudara o texto sobre Gerry Adams, líder do Sinn Féin.

Segundo o Zero de Conduta, quando rebentou o polémica sobre a licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente (UnI), deram-se alterações ao perfil do primeiro-ministro naquela enciclopédia online a partir do IP 193.47.185.124.
Ora esse número pertence ao CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo).
As alterações detectadas a partir desse IP foram no sentido de lhe retirar controvérsia e também referências de índole pessoal/familiar.
Já em Julho também acharam por bem apagar uma parte de biografia de Luís Amado: "He is married (separated, long time affair with an Executive member of the World Bank; Mrs.Sarah Cliffe) and has two children". Passou a " married and has two children".
Pois é, de manipulação em manipulação, faz-se tudo para ser mais evidente!!!