sábado, agosto 04, 2007

A gosto.....II parte


A Guarda está mais bucólica!
Tiveram o péssimo gosto de a enfeitar.......está mesmo mais formosa!
Formosa mas não ......segura!
Arranjos florais, dignos das mãos de uma fada madrinha, foram colocados em tudo quanto é poste de electricidade!
Qual jardim suspenso da Babilónia!!
O Rei Nabucodonosor quis agradar à rainha Amytis.
Fez ele muito bem!!!
Seria preferível cuidar dos poucos jardins que existem; cuidar do Parque da cidade, a necessitar de uma cuidada intervenção, devolvendo-o à população como local de lazer; cuidar das poucas árvores que existem nos passeios; aumentar, isso sim, os espaços verdes em toda a cidade e não permitir que os projectos das urbanizações sejam adulterados pela gula dos empreiteiros e para gáudio camarário.
Flores nos postes, pois então!!! é mais fácil a «decoração» e alegra a vista.

Na minha terra, não há terra, há ruas; mesmo as colinas são de prédios altos com renda muito mais alta.
Na minha terra, não há árvores nem flores.
As flores, tão escassas, dos jardins mudam ao mês, e a Câmara tem máquinas especialíssimas para desenraizar as árvores.
O cântico das aves — não há cânticos, mas só canários de 3º andar e papagaios de 5º.
E a música do vento é frio nos pardieiros.
Na minha terra, porém, não há pardieiros, que são todos na Pérsia ou na China, ou em países inefáveis.
A minha terra não é inefável.
A vida na minha terra é que é inefável.
Inefável é o que não pode ser dito.

Jorge de Sena