Já está disponível o Anuário Financeiro dos Municípios.
Só hoje tive acesso ao documento. São só 480 páginas! Uma leitura interessante.Foram analisados os 308 municípios do país.
Pena é que o anuário não tenha sido publicado antes das eleições autárquicas.
Mas conhece-se a inconveniência!
Para já dizer que na relação do valor dos impostos diretos por habitante, cobrados sobre imobiliário, IMT e IMI, e sobre a posse de um automóvel, o celebérrimo e hipócrita Imposto Único(???) de Circulação, adicionados à derrama, incidente sobre as empresas, são especialmente penalizadores no Algarve, mas é Grândola, no Alentejo, que curiosamente está em primeiro lugar no pódio. Interessante!
Já no que diz respeito a dívidas, Fornos de Algodres, aqui no distrito da Guarda, lidera a lista. Ou seja, cada habitante de Fornos de Algodres devia em 2024 uns módicos e expressivos 5 787 euros.
Uma brutalidade para um concelho como Fornos de Algodres.
O Anuário nota que “a despesa autárquica continuou a crescer de forma significativa em 2024”, com mais 10% na despesa orçada, 8,4% nos compromissos, 7,3% nas obrigações do exercício e 7,5% na despesa paga. “O crescimento contínuo da despesa, aliado ao aumento dos compromissos assumidos, poderá levantar questões sobre a sustentabilidade e o controlo do endividamento”, escrevem os autores do estudo.
Perceberam ou querem um desenho? Para breve, muito breve, a falência técnica, já que o poder central virá, como sempre o fez, cobrir o despesismo e o "riquismo" da canalha. O contribuinte paga a dobrar ou a triplicar.
As despesas com pessoal aumentam. Nada a estranhar!
O conjunto dos municípios de pequena e média dimensão, o IMI continua a valer mais para os cofres do que o IMT.
Não esquecendo que noutros concelhos o IMT representava, em 2024, 115,2%, do valor do IMI, imposto pago anualmente pelos proprietários, numa clara prova de que o aumento das transações e do preço de comercialização está a rechear os cofres de algumas das câmaras do país.
Vamos analisar com tempo o anuário agora dado a conhecer.
