terça-feira, dezembro 19, 2023

Vitorino Nemésio

A 19 de Dezembro de 1901 nascia na Praia da Vitória, na ilha da Terceira, Açores, um dos maiores nomes da cultura portuguesa do século XX, Vitorino Nemésio.
Vitorino Nemésio foi poeta, romancista, cronista, ensaísta, biógrafo, historiador, jornalista, investigador, epistológrafo, filólogo e professor.
A sua obra retrata a temática da insularidade, refletindo a realidade açoriana. O melhor exemplo encontramo-lo na obra "Mau tempo no Canal" onde Vitorino Nemésio, faz a síntese de todas as suas ficções e expõe toda a idiossincrasia açoriana.
A acção decorre nas ilhas do Faial, Terceira, Pico e na ilha de São Jorge entre 1917 e 1919 e retrata a sociedade açoriana, mais concretamente, a sociedade estratificada da cidade da Horta, local onde se passa a intriga principal da obra e onde o autor se encontra nesta altura da sua vida.
Mas Vitorino foi igualmente um comunicador de excelência, na rádio e na televisão. Quem pode esquecer esse programa televisivo "Se bem me lembro..."?
Deixo-vos aqui um desses programas em que Vitorino Nemésio fala da Crise Civilizacional.
Atente-se na excelência da linguagem, na oportunidade do tempo e, por momentos fechem os olhos e imaginem na década de 60 do século passado. Altura em que Nemésio conversava com os seus telespectadores.
Absolutamente maravilhoso. Não percam!