terça-feira, dezembro 19, 2023

Unicórnio

E eis mais uma forma de explicar aos incautos cidadãos que, vivendo da sua santa ignorância, desconhecem, ou não querem conhecer, como funciona o sistema capitalista.
Agora inventou-se a terminologia dos "unicórnios".
Esta empresa, a Farfetch, foi a 1.ª "unicórnio" de Portugal. Vendia e vende produtos de luxo. Seja lá isso o que a canalha da trampa queira que seja! 
Subiu em flecha no mercado dos gatunos, vendedores de sonhos e pasme-se tinha a sede fiscal em Londres. 
O estrelato foi atingido quando entrou para a Bolsa de Nova Iorque. A tal que tem um touro em bronze à porta, bem assanhado, elucidativo do que vai lá por dentro!
Mas o capitalismo tem destas coisas tanto se atinge o estrelato numa qualquer cana de foguete como, logo a seguir e após o ribombar do mesmo cai, graças à Lei da Gravidade, ainda bem que existe, e torna-se lixo.
O sistema sabe que há empresas que não podem ir ao charco, por motivos óbvios. Não vou desenvolver, dado que assuntos sérios e longos pura e simplesmente não interessam aos leitores. 
Abreviando! 
No caso da Farfetch uma empresa coreana, do ramo electónico entenda-se bem, quer "salvar" o império da venda dos produtos de "luxo" e decide "emprestar" quase 500 milhões de euros. Mas o empréstimo tem condições que a notícia não diz...
Desde logo os juros do empréstimo são só a 12,5%! Uma barbaridade! Mas para vender tanguinhas de "luxo" ou outros acessórios que tais, qualquer juro se paga!
Depois dizer que a Farfetch vai ter que sair da bolsa! Bolsa de Nova Iorque entenda-se! Ou seja, escondida para não ser notícia e não criar alvoroço de escândalos nos mercados! A Grande Depressão espreita a todo o momento!
Depois os coreanos, que até têm os olhos em bico, não são burros e são peritos em comprar lixo e vender luxo, exigiram que os administradores, todos eles, abandonassem a barca!
Em seguida, os investidores e demais capitalistas vão perder todo o dinheiro que foram a doar ao "amigo" José Neves, o tal do 1.º "unicórnio" português. "Ladrão que rouba ladrão..."
Finalmente, a pior de todas, mas que as notícias vão a escamotear a seu belo prazer por imposição dos magnatas, não se fala dos trabalhadores. Como sempre o elo mais fraco. Bem que a corja nojenta tenta apelidá-los "colaboradores", como quem passa a mão no pelo do cão, mas que em circunstâncias destas a colaboração é NADA!
A rua vai ser o destino de milhares de trabalhadores. Uma mão à frente e outra atrás, sem eira nem beira. 
É a colaboração da canalha bem evidente.
Daqui por uns tempos nem "unicórnio" haverá e outra qualquer coisa semelhante continuará a fazer o seu caminho de enriquecimento de uns "chico espertos" e a desgraça de milhões que cairão na miséria.
É o ciclo da vida das empresas dirá a canalha!~