domingo, outubro 21, 2007

Não nos calam!!!


Depois da denúncia pública, da situação que a população de Maçainhas vive, devido à incompetência, inércia das autoridades, o Bloco de Esquerda, da Guarda, não podia nem devia ficar parado, quieto e esperar sentado confiando no NADA!!!

Solicitámos ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, na Assembleia da República, que interpelasse o Governo sobre a questão ambiental de Maçainhas:


PERGUNTAS

ASSUNTO: Cheiros pestilentos junto a escolas, na freguesia de Maçainhas, concelho da Guarda.
Apresentado por: Alda Macedo
Dirigido ao: Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional
Data: 16 de Outubro de 2007

Na freguesia de Maçainhas, concelho da Guarda, as Águas do Zêzere e Côa instalaram, há um ano, três estações elevatórias de águas residuais.
Uma das estações foi colocada junto de um jardim-de-infância, uma escola do 1.º ciclo, um centro de ATL, da sede da Associação Cultural e Desportiva «os Beirões», da sede da Junta de freguesia e junto de habitações.
Esta mesma estação elevatória está a funcionar deficientemente, pois expele cheiros nauseabundos que põem em risco a qualidade do ambiente e a saúde pública. Os habitantes que têm as suas habitações por perto não conseguem abrir uma janela.
Quem por ali passa constata o perigo existente. Que dirão as crianças que frequentam as escolas?
Este é o relato de diversos populares que contactaram o Bloco de Esquerda e se encontram revoltados.
Entretanto, o presidente da Junta de Freguesia enviou uma carta ao presidente das Águas do Zêzere e Côa solicitando a resolução do problema. Também o Bloco de Esquerda já solicitou uma reunião com o delegado de saúde, ao que este responde que “aguarda agendamento de uma vistoria com a Câmara Municipal”, a qual se desconhece ainda quando será.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, requeiro ao Ministério presidido por V. Ex.ª as seguintes informações:
1 – Que medidas urgentes vai o Ministro adoptar para por cobro a esta situação de atentando a ambiente e à saúde pública?
A Deputada do Bloco de Esquerda
(Alda Macedo).

Não pactuamos nem pactuaremos com situações de injustiças, muito menos de interesses instalados, sejam eles quais forem.