domingo, outubro 28, 2007

Conselhos úteis


Cada vez mais, o cidadão comum é incomodado, pelos mais diversos meios, com publicidade indesejável.

O pior da questão é que as empresas utilizam os nossos dados pessoais sem nunca sabermos como é que os mesmos foram «parar» aos ditos publicitários.
Um regabofe completo sem lei, sem controlo das autoridades e muito menos dos cidadãos que recebem sms, e-mail, cartas, telefonemas, papéis e tudo mais que a agressiva máquina publicitária usa para convencer os incautos.

Aqui ficam alguns conselhos para esta abusiva atitude das empresas:
TeleMarketing:
Ao receber uma chamada de Telemarketing a oferecer um produto ou um serviço, diga apenas, com toda a cortesia: "Por favor, aguarde um momento...".
Dito isto, deixe o telefone sobre a mesa e vá fazer outras tarefas (em vez de simplesmente desligar o telefone de imediato).
Isso vai fazer com que cada chamada de Telemarketing para o seu Telefone tenha uma duração longuíssima, ultrapassando em muito os limites impostos ao indivíduo que lhe ligou.
Reponha o telefone na posição de repouso apenas quando tiver a certeza de que desligaram. Não tenha dúvida de que esta é uma lição de custo elevado para os intrusos.
Mas, se lhe suceder atender o telefone e parecer que não há ninguém do outro lado, então é outra técnica utilizada por alguns serviços de marketing para determinar a melhor hora do dia, em que uma pessoa dos serviços poderá ligar-lhe.
Neste caso, ao receber este tipo de ligação, não desligue.
Pressione imediatamente a tecla "#" do aparelho, seis ou sete vezes seguidas e em sequência rápida.
Normalmente, este procedimento confunde o computador que marcou o seu número, obrigando-o a registar o seu número como inválido, eliminando-o assim da base de dados.

Publicidade inserida nas contas recebidas pelo correio:
Todos os meses recebemos publicidade, indesejada, inserida nas contas de telefone, luz, água, cartões de crédito, etc.
Muitas vezes essa propaganda vem acompanhada de um envelope-resposta, que "não precisa selar - o selo RSF (resposta sem franquia).
Insira nesses envelopes pré-pagos a publicidade recebida e coloque-a no Correio, endereçada de volta a essas companhias.
Caso queira preservar a sua privacidade, antes de inserir a publicidade no envelope remova todo e qualquer item que possa identificá-lo.
Este é um método que funciona excelentemente para ofertas de cartões, empréstimos, e outro material não solicitado.
Portanto, não atire fora esses envelopes pré-pagos!
Ao devolvê-los com a propaganda recebida, está a fazer com que as referidas empresas paguem duas vezes pela publicidade enviada.
Se quiser acrescentar um requinte de malvadez, aproveite para inserir anúncios da pizzaria do seu bairro, da lavandaria, da florista, do canalizador, do oculista, da costureira, do talho, do dentista, do instalador de marquises de alumínio, de um qualquer charlatão ou de uma qualquer outra actividade comercial local, do mesmo género, que esteja mais à mão.

Vai ver que resulta!