domingo, outubro 22, 2006

As verbas do PIDDAC para o distrito da Guarda serão de 68 milhões

O Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para o distrito da Guarda já é conhecido. O município que mais vai receber é o de Foz Côa, que tem previstas intenções de investimento num valor superior a 8,6 milhões de euros, maioritariamente absorvidos pela construção do ansiado Museu do Côa (8,4 milhões).
Será que é desta que vai surgir o Museu? Já desde o tempo de Gutteres que se anda a ouvir falar no projecto. Lembram-se?
Já a nível distrital, o Estado prevê gastar mais de 68 milhões de euros, menos 1,5 milhões que no ano passado.
Por concelho, Foz Côa lidera, seguido de Seia (5,7 milhões) e Gouveia (3,9 milhões), enquanto Figueira de Castelo Rodrigo é o quarto município em termos de dotações (2,6 milhões).
A capital do distrito só aparece depois, com 1,7 milhões, o dobro do investimento programado para Almeida (864 mil euros).
Já Celorico da Beira (634 mil euros) está no meio da tabela distrital, com mais 118 mil euros que os destinados a Mêda (516 mil euros).
Nesta ordem descendente seguem-se Manteigas (495 mil euros), Pinhel (416 mil) e Fornos de Algodres (284 mil).
Com uma dotação inferior a 200 mil euros encontramos Trancoso (185 mil euros) e Aguiar da Beira (150 mil).
Pior está o Sabugal, onde o Estado só tenciona investir 90 mil euros.
Em termos de obras não há grandes novidades.
São sobretudo estradas, escolas, centros de saúde e hospitais que vão ser beneficiados.
Em Aguiar da Beira, a eterna variante arrecada 150 mil euros;
A substituição da EB 2/3 com Secundário custará, em Celorico da Beira, 500 mil euros;
Em Figueira de Castelo Rodrigo destacam-se as intervenções nas estradas EN 332, EN 221 e EN 222 que, no seu conjunto, representam um investimento superior a 2,5 milhões de euros;
Já em Fornos de Algodres sobressai um lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, a que foram atribuídos 116 mil euros.
Em Gouveia, a lista inclui a criação de uma EB 1/2 (1,6 milhões de euros) e a conclusão do Centro de Saúde (1,7 milhões), para além da variante, já concluída (349 mil euros).
Na Guarda, a administração central prevê investir 800 mil euros na construção do Centro de Saúde e 360 mil no projecto de requalificação/ampliação do Hospital Sousa Martins.
Bem, a malfadada requalificação/ampliação do hospital só se fará se entretanto for paga a dívida do projecto.
De hospital novo, NADA!!! Requalifica-se e/ou amplia-se...... depois temos as instalações que se conhecem, espaços exíguos, tectos baixos, tudo a lembrar uma gaiola.
Que fazem os deputados do distrito na AR?
A saúde também absorve a quase totalidade da verba destinada a Manteigas, com a remodelação do Centro de Saúde local (485 mil euros).
Na Mêda é da ligação entre a EN 102 e a EN 324 que se trata, obra a que foram atribuídos 373 mil euros.
Em Pinhel, o novo Centro de Saúde, finalmente, fica com 203 mil euros;
Enquanto em Seia o "bolo" divide-se pela estrada que liga a Portela do Arão à Lagoa Comprida – que já foi inaugurada(????) – (3,1 milhões), a construção do hospital local (1,9 milhões) e a variante à cidade (1,5 milhões).
Para Trancoso, é o novo quartel da GNR que se destaca com 125 mil euros;
8,4 milhões serão destinados à construção do Museu do Côa em Vila Nova de Foz Côa.
Fora desta lista de investimentos estruturantes fica Sabugal, onde sobressaem 50 mil euros(???) para a conservação do parque escolar do município.
Para além destes investimentos, o PIDDAC contempla ainda vários projectos que abrangem mais do que um município, caso das estradas (EN 222, EN 226, EN 221 e EN 330), com mais de 8,6 milhões.
As obras ficam anunciadas! Agora resta saber se haverá concretização e .....não derrapagens e protelamentos a bem de alguns!!!!

Sem comentários: