Quando se ouve falar de favelas importa conhecer a sua história.
Os primeiros habitantes do Brasil, quer os originários, quer os colonialistas, tinham casa.Mas de repente houve cidadãos que deixaram de ter casa.
Por quê?
Quando o Brasil recebeu o maior número de povos escravizados do mundo, os que enriqueceram com o sangue e suor deles viviam na célebre "casa grande" e receberam todos os escravizados e despejaram-nos nas senzalas.
E quando o Brasil se tornou o último país a abolir a escravidão, despejou as senzalas nas cidades e assim surgiu a favela.
100 000 escravos foram desprezados, atirados para a rua, sem terem ocupação, sem terem casa, sem terem emprego e sem terem qualquer instrução. Os afrodescendentes, na sua maioria, foram viver para os morros e cortiços.
Hoje o Brasil, supõe-se que tenha 15 milhões de pessoas a viver nas favelas. O Rio de Janeiro é a cidade com maior número de favelas de todo o Brasil.
Porque foi a cidade que recebeu maior número de escravos da História da Humanidade. E foram todos abandonados. Depois ainda recebeu os escravizados que foram atirados fora quando o pó do açúcar acabou. Vieram quando o ciclo do café acabou. Vieram quando o ciclo do ouro acabou. Todos vieram para o Rio de Janeiro.
Quem se pode admirar que hoje em dia em Portugal se faça a apologia do racismo? Quem?
Foram cerca de 5 MILHÕES de povos escravizados que chegaram à colónia chamada Brasil.
Estudem e ensinem principalmente o que fomos como povo e não se limitem a "cantar" os tais feitos épicos nojentos.
Mas primeiro, antes de ensinarem, estudem!