sexta-feira, março 21, 2008

Bullying


O caso da escola secundária Carolina Michäelis já levou a que, mais uma vez, os «entendidos» se tenham pronunciado sobre a «agressão», ou seja sobre o bullying que vai acontecendo nas escolas do nosso País.
Os professores, os alunos e os funcionários das escolas vão sendo alvo, cada vez em maior número, do vandalismo de uns sáfios.
Cada um dos «sábios» intervenientes vai esgrimindo razões, as suas e as que mais convêm à «causa» que se quer defender!!!
Inventem-se argumentos, motivos, explicações tudo o que quiserem.
Alvitrem-se soluções, umas baseadas na Ordem e nas botas cardadas, outras nas hegemonias pedopsiquiatras, nas intentonas encontradas nos gangs dos subúrbios, ou nos prolongamentos da pessoa numa «coisa» dita de telemóvel.
A razão deste, como deste e, como ainda deste caso e de tantos, mas tantos outros, que ficam, para sempre, gravados na memória de um professor(a) e dos alunos, é só esta: A EDUCAÇÃO QUE NÃO SE RECEBE DOS PAIS.
Os pais desresponsabilizam-se dos seus deveres como educadores.
Ou será que alguém duvida que o regulamento daquela, como de tantas outras escolas proíbe o uso dos telemóveis nas salas de aula?
Só que o respeito e o dever de cumprir não fazem parte do léxico de alguma juventude.
Porquê?
Exemplos «superiores» são mais que muitos.
Por questões de segurança, só por essas, publiquem-se as avaliações deste 9.º C «em grande»!!!
Será que a «grandeza» do epíteto tem a ver com a dos saberes?
SABER SER, ESTAR E FAZER ......................... ALGO DE QUE VERDADEIRAMENTE TE ORGULHES!!!