domingo, março 30, 2008
Abaixo-assinado na Guarda
Segundo informações fidedignas que correm na cidade da Guarda, a única casa de projecto assinado por Raul Lino corre sérios riscos de vir a ser demolida ou de ruir a curto prazo.
Cumpre-nos, pois terçar armas para que tal não aconteça, exigindo da autarquia urgente actuação no sentido da preservação de um imóvel do maior interesse histórico-cultural. E que se aproveite a oportunidade para lançar mão à classificação de outros edifícios do Centro Histórico que constituem o encanto desta cidade altaneira. Convido-a(o), pois, a assinar a petição que gizámos nesse sentido, endereçada ao Sr. Presidente da Câmara.
O abaixo-assinado está aqui.
Cloro em excesso na água da Guarda
sábado, março 29, 2008
Grande nóia!!!! não é?
Especialistas não querem o Hospital da Guarda
Nenhum médico escolheu a Guarda, no âmbito do concurso nacional, lançado pelo Ministério da Saúde, para vagas em hospitais e centros de saúde carenciados.
No caso do Hospital Sousa Martins, as especialidades médicas em causa incluíam Anestesiologia, Cardiologia, Pediatria e Radiologia, com uma vaga para cada serviço.
Luís Ferreira, director clínico do Sousa Martins, atribui a "culpa" ao facto dos médicos «preferirem celebrar contratos individuais de trabalho com hospitais com estatuto de Entidades Públicas Empresariais (EPE’s) mais perto da sua área de residência ou com os quais tenham mais afinidades».
Será isso senhor director clínico?
Assim sendo, o Hospital da Guarda continuará carenciado naquelas áreas médicas, uma das quais –Radiologia – não tem nenhum especialista ao serviço, porque as vagas abertas nos últimos dois anos nunca foram preenchidas.
De resto, o director clínico afiança que a situação da Cardiologia também «é preocupante». Actualmente, há três médicos, mas apenas dois pertencem aos quadros do Hospital.
A falta de médicos continua a ser «uma área problemática e tem obrigado a um enorme esforço» por parte dos profissionais que exercem no hospital distrital, que se «desdobram em horas extraordinárias e escalas de Urgências, por vezes, 24 sobre 24 horas», refere o responsável.
Aliás, há 70 lugares por preencher no quadro da instituição, com capacidade para 224 médicos, recorda o director clínico.
Quanto a possíveis "estratégias" para atrair médicos, Luís Ferreira continua a defender que «um hospital novo e bem equipado» poderia "dar uma mãozinha" na fixação de mais clínicos na cidade.
Agora sim, senhor director clínico, acertou na muche!!!
O director clínico do Hospital diz alguma verdade quando se refere ao facto de um hospital novo e bem equipado poder ser um factor determinante na fixação de mais clínicos na cidade.
O senhor director acordou da anestesia que os sucessivos governos têm profilaticamente aplicado aos responsáveis políticos da Guarda. E, estes mentem, sistematicamente, às populações do distrito através de caldos de galinha, remendos e mais remendos, para fazer de conta que ainda existe um HOSPITAL DISTRITAL.
sexta-feira, março 28, 2008
Vamos lá às contas - III episódio!!!
quinta-feira, março 27, 2008
Criminosos
Fialho de Almeida
Começou a «Caça ao Voto»
quarta-feira, março 26, 2008
Avaliação dos Professores: importação de modelo do... Chile?
A "dúvida metódica" será facilmente desfeita!!!!
Um negócio de milhões com destino certo!!!
No debate parlamentar com o primeiro ministro, realizado na Quarta feira passada, Francisco Louçã ironizou dizendo que "mais facilmente acreditava que o carrinho que assa castanhas na minha rua fizesse uma OPA sobre o Colombo do que a Farmácia Praiense de Praias do Ribatejo ganhasse o concurso para a maior farmácia do país" e comentou para o primeiro ministro "testas de ferro são organizações"...
Afinal segundo divulgou o DN de Sábado existe uma megassociedade que "ajudou" as pequenas farmácias a ganharem concursos.
A Sociedade Central de Farmacêutica Hospitalar tem 30 farmácias em território nacional e "ajudou" pequenos proprietários a concorrer à instalação de farmácias hospitalares.
Segundo declarou ao DN o advogado Carmona e Silva, um dos sócios da Sociedade Central de Farmacêutica Hospitalar, ele próprio, proprietário de quatro farmácias "nenhuma das farmácias do grupo estava na zona dos concursos", por isso "ajudou" pequenas farmácias da zona. Entretanto, todos os concursos que envolveram esta sociedade foram impugnados.
Um hino à (des)Educação
Do Colombo ao Norte shopping, passando por todos os estabelecimentos que funcionam junto das escolas, por todo este País, com o beneplácito «régio» de Câmaras, Governo civil, Polícias, Comissões de protecções, e tudo mais que dá euros aos milhões!!!
É verdade que nada nasce na escola, mas tudo lá vai parar, muito pela localização ilegal de estabelecimentos de actividade duvidosa que funcionam junto das escolas.
Vamos lá às contas - II episódio!!!
terça-feira, março 25, 2008
Isto anda tudo ligado!!!
Jornalismo de sarjeta, bem de ver!!!!
Até aqui nada de novo, já somos últimos em tanta coisa, então nas da saúde porque havíamos de ser diferentes, não é senhor Sócrates?
Ficou-se a saber que «a ajudinha» que o benemérito governo deu às grávidas, crianças e idosos, em cheques dentista, só chegam mesmo para abrir a boca ao estomatologista. O resto, bem o resto do tratamento, vai ficar por conta e risco do paciente!!!
A afirmação foi da estomatologista, entrevistada sobre a saúde oral dos portugueses.
Mas, para além dos dados estatísticos, que indicam que menos de 45% dos cidadãos vão ao dentista uma vez por ano, foram entrevistar alguns idosos duma aldeia do interior do país, inquirindo-os sobre a sua renitência em se deslocarem ao dentista.
A resposta, simples e directa, não se fez esperar: o país era pobre e não tínhamos dinheiro.
Perante isto, o «pivot» remata a peça dizendo que demora muito tempo a mudar as mentalidades.
Que mentalidades senhor «pivot» dito jornalista?
Não percebeu a mensagem dos idosos ou «armou-se» em «inteligente» à imagem da Dona Lurdinhas?
Mudar mentalidades, pois, a começar pelas de alguns «pivots»............
Quem ainda não entendeu?
Delatores
segunda-feira, março 24, 2008
Maus exemplos
E esta???
Será que vai haver vídeo?
Publicitado e
tudo nos vários sítios?
Que diz a tudo isto o putativo presidente da «casa»
onde o infausto acontecimento ocorreu?
Cala-se?
Inquéritos, comissões e
mais comichões não vão faltar.
Pois é, depois admiram-se dos exemplos .......... MAUS EXEMPLOS a
serem copiados!!!!
Um cena de luta que só se imaginava lá pela Ásia.
Afinal, vivemos mesmo numa aldeia ........... onde nem o Sumo faltou
à «diversão»!!!!
Burocracia?
sábado, março 22, 2008
Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.
O Negócio sempre foi a sua missão
- Salesianos vão fazer uma urbanização de 5 milhões de euros perto do novo aeroporto!!!
- Diocese de Braga gere uma cadeia de hotéis e um spa com jacuzi e solário!!!
- Fátima, teve num ano, um lucro de 3,9 milhões em acções e aplicações financeiras!!!
- O anterior cardeal patriarca de Lisboa deixou uma herança de 5 milhões de euros!!!
Vamos lá às contas - I episódio!!!
O orçamento de 2008, é de 8,1 milhões de euros, e o Conselho de Administração é nomeado por um período de cinco anos, renovável uma vez.
Tal como acontece noutras casas de pasto, o salário mensal do Presidente da Erse, que é o «ilustre» " Vitor Santos", é de 16.300,00 euros mensais.
Ordenado de pouca monta, na verdade!!!
sexta-feira, março 21, 2008
21 de Março - Dia Mundial da Poesia
Que bom ter o relógio adiantado!...
A gente assim, por saber
Que tem sempre tempo a mais,
Não se rala nem se apressa.
O meu sorriso de troça,
Amigos,
Quando vejo o meu relógio
Com três quartos de hora a mais!...
Tic-tac... Tic-tac...
(Lá pensa ele
Que é já o fim dos meus dias)
Tic-tac...
(Como eu rio, cá p´ra dentro,
De esta coisa divertida:
Ele a julgar que é já o resto
E eu a saber que tenho sempre mais
Três quartos de hora de vida).
Sebastião da Gama, Serra-Mãe
Bullying
Os professores, os alunos e os funcionários das escolas vão sendo alvo, cada vez em maior número, do vandalismo de uns sáfios.
Cada um dos «sábios» intervenientes vai esgrimindo razões, as suas e as que mais convêm à «causa» que se quer defender!!!
Inventem-se argumentos, motivos, explicações tudo o que quiserem.
Alvitrem-se soluções, umas baseadas na Ordem e nas botas cardadas, outras nas hegemonias pedopsiquiatras, nas intentonas encontradas nos gangs dos subúrbios, ou nos prolongamentos da pessoa numa «coisa» dita de telemóvel.
A razão deste, como deste e, como ainda deste caso e de tantos, mas tantos outros, que ficam, para sempre, gravados na memória de um professor(a) e dos alunos, é só esta: A EDUCAÇÃO QUE NÃO SE RECEBE DOS PAIS.
Os pais desresponsabilizam-se dos seus deveres como educadores.
Ou será que alguém duvida que o regulamento daquela, como de tantas outras escolas proíbe o uso dos telemóveis nas salas de aula?
Só que o respeito e o dever de cumprir não fazem parte do léxico de alguma juventude.
Porquê?
Exemplos «superiores» são mais que muitos.
Por questões de segurança, só por essas, publiquem-se as avaliações deste 9.º C «em grande»!!!
Será que a «grandeza» do epíteto tem a ver com a dos saberes?
SABER SER, ESTAR E FAZER ......................... ALGO DE QUE VERDADEIRAMENTE TE ORGULHES!!!
quinta-feira, março 20, 2008
O «Amigo da Verdade»!
Vamos ver se Paulo Portas segue o conselho do "amigo" Marcelo e se Ana Gomes nomeia quem são os seus camaradas de partido que "branqueiam" o líder do CDS/PP.
Ninguém explica?
A acção em que Paulo Pedroso pede 800 mil euros ao Estado, por alegada prisão ilegal, está a ser julgada desde o dia 7 de Janeiro na 10.ª Vara Cível de Lisboa.
Que justiça?
«O Tribunal de Setúbal condenou José Falcão, dirigente do SOS Racismo, a 20 meses de prisão - com pena suspensa - e mais 4 mil euros de multa, pelo crime de "difamação agravada" de um colectivo de juízes.
O polícia que assassinou o jovem teve uma pena menor do que a de José Falcão.
O Vitalino Canas temporário socialista
Mentiroso pela enésima vez
Mentiroso
Palmas, palmas, ora aí está uma coisa bem feita e tal...
O mesmo governo apressou-se a baixar as comparticipações do Estado no preço a pagar pelos utentes.
Os doentes, pensionistas pobres e utentes em geral, continuam com o mesmo calvário e não foram beneficiados em nada.
O Estado, ou o Governo, que para o Ps são a mesma coisa, ganhou milhões de euros.
Ou será mais um discurso demagogo, de sílaba barata, mentirosa, alcoviteira e assaz asinina?
quarta-feira, março 19, 2008
Curiosidade
Mais uma ..........vírgula!!!
Vá lá ao menos não há eufemismos, está lá com todas as letras a palavra: p-o-b-r-e-z-a!
Nos termos da dita Resolução: «A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, o seguinte:
terça-feira, março 18, 2008
Não esqueço, não esqueceremos......NUNCA!!!
Não me canso de lembrar os seus principais responsáveis: Bush, Blair, Aznar e Durão Barroso.
A invasão do Iraque começou a 19 de Março de 2003.
Em Maio desse ano Bush declarou que a guerra tinha terminado.
A 8 de Junho de 2004 o Conselho de Segurança das Nações Unidas adoptou a resolução 1546, na qual era declarado que "a 30 de Junho de 2004 se porá fim à ocupação"...
Mais uma resolução depois de outra e outra nunca cumprida, mas sofrida pelo povo iraquiano.
Mas, também não esqueço o debate então gerado em Portugal.
Quando muitas vozes mais fervorosas acusavam os opositores da intervenção de anti-americanismo primário.
Será que se aprendeu alguma coisa com o sucedido?
Julgo que sim, mas, como sempre, tenho a certeza que não o suficiente.
“Quero ficar no teu corpo, feito tatuagem…”
Falta mesmo o uniforme nas escolas, das fardas, das mangas-de-alpaca, do cabelo cortado à máquina zero, da obrigatoriedade do uso de meias de «vidro», das saias pelos calcanhares, das mulheres não puderem usar calças, da estupidez transformada em lei obrigatória para ser avaliado e progredir na carreira, arranjar o emprego para o sobrinho acéfalo, bruto, mas e sempre subserviente, capacho de cão.
É que o cinto já tem um "S" lembram-se?
"S" de Sócrates, evidente!!!!
Esse bem cravado para apertar consciências, vontades e liberdade de ser e fazer o que cada um quiser do que é verdadeiramente, genuinamente SEU, nenhum embuste.
Canas de Senhorim não desiste
segunda-feira, março 17, 2008
Assim se faz um canalha
O reino do Jardim!!!
É bobo quando quer pedir, é sargento quando exige é insolente quando lhe tiram o tapete.
Tapete construído com maiorias de zeros que só querem a estradita ou o caminho da levada.
Numa democracia de cobardes que o vão «suportando» para gáudio da companhia dos saltimbancos, acrobatas do poço do inferno.
Uns ficam-se pela lei da vida, outros eternizam-se pelo poder do vil metal, outros, ainda soletram a palavra dita e repetida de transparência com o enxoval de noiva desvirginada, ali mesmo, no altar da jura mas de pura, não!!!
Assim, foi ele próprio cuspindo na sopa que lhe era servida.
Cuspiu e comeu.
Mas não houve coragem para o calar.
Calou e mandou estropiar.
«O Dr. Almeida Santos ou bebeu ou está a ficar senil», «António Guterres, mafioso, aldrabão, fariseu e caloteiro, está tonto e em termos políticos na Idade Média», «Arons de Carvalho fauno da esquerda cabotina», «O sr. Silva de comportamento que deve ser causa de expulsão do partido», «A delinquente Edite Estrela fez mais uma das suas peixeiradas», «Jaime Gama é um Mussolini afinal não há só um tonto no PS há vários», que de José Saramago disse «não ler essas merdas», « O inefável Mário Soares é choné, dada a provecta idade do cavalheiro, resta denominá-lo de aldrabão reincidente e desprezá-lo», «Miguel Sousa Tavares defeca baba e ranho no socialista Público», «A Justiça em Portugal é uma autêntica bandalheira», «Bodega de Constituição, manta incoerente, destrambelhada de regulamentos para tudo», «Comissão Nacional de Eleições, a bufaria, a nova PIDE», «Ministro da República, o cinto da castidade da autonomia», «Oposição regional, eleitorado de cachorro, abutres, bando de canalhas, energúmenos», «Jornalistas do continente, bastardos, para não lhes chamar filhos da puta»!!!
Triste democracia que tudo isto permite, como bênção de fariseus.
A mesma democracia que os sobas espezinham num «estou-me a cagar para Lisboa. Quero que a Assembleia da República se foda».
sexta-feira, março 14, 2008
ONDE ENTERRAR SÓCRATES?
O Conselho de Ministros reuniu de urgência para decidir onde deveria ser enterrado.
Luis Amado sugeriu:- Deve ser enterrado em Vilar de Maçada. Afinal, é a terra natal dele.
Então, Mário Lino que, não se sabe como, entrou na reunião cambaleando, disse com aquela entoação típica dos finais de almoços bem regados:- Em Vilar de Maçada pode ser... Mas em Jerusalém: JAMÉ!...JAMÉ!...
Como estava naquele estado, ninguém lhe prestou atenção.
Teixeira dos Santos, então, disse:
- Acho que deve ser na Covilhã, onde viveu e fez carreira política. E onde assinou aqueles maravilhosos projectos que o firmaram como um dos maiores vultos da Engenharia portuguesa...
Mário Lino, mais uma vez, interveio:- Na Covilhã pode ser... Mas em Jerusalém: JAMÉ! JAMÉ!
Novamente, ninguém lhe deu ouvidos.
Manuel Pinho, finalmente, sugeriu: -Nem em Vilar de Maçada, nem na Covilhã. Deve ser enterrado em Lisboa, pois era o Primeiro-Ministro, aliás, o melhor Primeiro-Ministro que Portugal já teve, desde o tempo desse grande estadista que foi D. Sebastião, e todos os Primeiros-Ministros devem ser enterrados, obviamente, na Capital.
E Mário Lino, novamente:- Em Lisboa pode ser... Mas em Jerusalém: JAMÉ! JAMÉ!
Aqui, todos perderam a paciência com o impertinente:- Ó Lino, pá! Porquê esse medo todo de Sócrates ser enterrado em Jerusalém?
E Mário Lino:- Porque uma vez enterraram lá um tipo e dizem que ele RESSUSCITOU!...
A gaguez
Atente-se nesta «publicitação» da Universidade do Algarve:
Isto bateu mesmo no fundo da aldrabice e da falta de seriedade dos actos.
Digam claramente às pessoas que as Instituições de ensino superior não têm dinheiro e lancem já, antes que seja tarde, um peditório nacional.
Enganar assim as pessoas chama-se ROUBAR, sabiam????
A asinina da semana
O porta-voz do PS, Vitalino Canas disse, alto e bom som, a propósito dos três anos de governação Sócrates, que: “Quando se fazem balanços é, certamente, para realçar aquilo que se fez bem. E, foram tantas as coisas que fizemos bem, que não temos de perder tempo com o que fizermos mal.”
Que teoria senhor Canas!!!
Numa altura destas da governação nada melhor que um «reforço» positivo, aumenta a auto-estima dos asnos cansados e esgotados.
É que já nem só com cenouras lá vai o burro!!!!
Classificação da sua avaliação de desempenho, porta-voz Canas, só pode mesmo ser Insuficiente!!!!
Cuide-se, na próxima será despedido, com justa Causa!!!!
quarta-feira, março 12, 2008
Balcão de Negócios
A TCN encontrou a galinha dos ovos de ouro em Portugal pela mão de provincianos bacocos!!!!!!
Quem fala assim é mesmo gago!!!
Será que vai haver coragem?
A confusão vai ser grande!!!!
Muitos dos privilégios dos deputados «advogados» acabariam.
«Quem legisla não pode, ao mesmo tempo, aplicar profissionalmente, nos tribunais, as leis que faz no Parlamento», defende o Bastonário.
Assim, acabaria a permissividade entre escritórios de advogados, advogados-deputados que, ao mesmo tempo, são representantes de clientes privados, a quem as leis beneficiam e facilitadores dos «acessos» aos centros do poder.
Acabaria a «tal vírgula» que beneficiou, e de que maneira, muita canalha da «praça»!!!!
A concretizar-se a incompatibilidade do cargo de deputado com o exercício da advocacia, cerca de 20% dos actuais parlamentares não poderia estar na Assembleia da República.
Ou seja dos 230 deputados, 51 são também advogados e apenas uma minoria tem actividade profissional suspensa.
No conjunto dos seis grupos parlamentares com assento na Assembleia da República, apenas o Bloco de Esquerda e o Partido Ecologista "Os Verdes" não integram deputados que simultaneamente exerçam a advocacia.
Entre os 121 deputados socialistas, 23 são advogados, no PSD são 20 num total de 75, no CDS-PP dos 12 deputados metade exerce a advocacia, no PCP um dos deputados exerce a actividade!!!
Será que o Parlamento vai ter CORAGEM de legislar sobre esta matéria?????
terça-feira, março 11, 2008
Os segredos de manta rota
Para que serve um deputado?
O Ps chumbou as propostas!!!!
Chumbou as propostas que pretendiam, apenas alargar a todos os ex-trabalhadores da ENU dos benefícios na idade da reforma, e indemnizar os familiares dos cerca de cem colegas que alegadamente morrem com doenças cancerígenas, por terem estado expostos ao radão.
Recorde-se que só têm direito a indemnizações os trabalhadores que mantinham vínculo profissional com a empresa na altura em que foi extinta.
Para que serve mesmo um deputado?
Saberão os deputados do Ps o que é o radão?
Os decrepitíssimos deputados, que passam o dia sentados, podem ter a certeza que o radão não vos atinge.
Só a acefalia vos faz engordar!!!
Quando a boca foge para a verdade!!!!
segunda-feira, março 10, 2008
Pergunta capciosa
. Atendendo a que, sem fundamento válido, se fracturou a carreira docente em duas: professores titulares e não titulares;
. Atendendo a que essa fractura se operou com base num processo arbitrário, gerando injustiças inqualificáveis;
. Atendendo a que os parâmetros desse concurso se circunscreveram, aleatória e arbitrariamente, aos últimos sete anos, deitando insanemente para o caixote do lixo carreiras e dedicações de vidas inteiras entregues à profissão;
. Atendendo a que, por via de tão injusto concurso, não se pode admitir, sem ofensa para todos, que seguiram em frente só os melhores, e que ficaram para trás os que eram piores;
. Atendendo a que esse concurso terá repercussões na aplicação do assim chamado modelo de avaliação, já que, em princípio, quem por essa via acedeu a titular será passível de ser nomeado coordenador e, logo, avaliador;
. Atendendo a que, por essa via, pode muito bem acontecer que o avaliador seja menos qualificado que o avaliado;
. Atendendo a que o modelo de avaliação é tecnicamente medíocre;
. Atendendo a que o modelo de avaliação é leviano nos prazos que impõe;
. Atendendo a que o modelo de avaliação contém critérios subjectivos;
. Atendendo a que há divergências jurídicas sérias relativas à legitimidade deste modelo;
. Atendendo a que o Conselho Executivo e os Coordenadores de Departamento foram democraticamente eleitos com base nas funções então definidas para esses órgãos;
. Atendendo a que este processo, a continuar, terá que ser desenvolvido pelos anunciados futuros Conselhos de Escola, Director escolhido por esse Conselho, e pelos Coordenadores nomeados;
. Nós, professores do Departamento de Línguas, da Escola Secundária D. Maria II, em Braga, não reconhecemos legitimidade democrática a nenhum dos órgãos da escola para darem continuidade a um processo que extravasa as funções para as quais foram eleitos;
. Mais consideram que:
. Por uma questão de dignidade e de solidariedade profissional, devem, esses órgãos, suspender, de imediato, toda e qualquer iniciativa relacionada com a avaliação;
. Caso desejem e insistam na aplicação de tão arbitrário modelo, devem assumir a quebra do vínculo democrático e de confiança entre eles próprios e quem os elegeu, tirando daí as consequências moralmente exigidas.
E os outros?
É algo que não admira, já assim era no tempo da Clepsidra!!!
Agora escreve que:«Há comentadores que durante anos e anos protestaram contra a "captura" sindical do Ministério da Educação, denunciaram a autogestão escolar, condenaram as progressões automáticas sem avaliação de mérito. Agora que, finalmente, estão em curso reformas para corrigir esses factores do desastre do ensino, afadigam-se em arranjar razões para apoiar a revolta dos professores contra elas, protesto que, a triunfar, deixariam tudo na mesma durante mais uma geração. Vá-se lá entendê-los...».
Entendido senhor doutor!!!
Entendemos todos!!!
Será que se entendeu????
É que não se ouve falar na célebre lei das avaliações, interna e externa, das Universidades e Institutos.
Porque será, senhor Vital????
O gago engasgou de todo com medo dos Adrianos, Moreiras e outros que tais!!!
Ah pois é, as reformas são boas quando são para os outros, quando nos batem à porta....................é que o «caldo» se entorna!!!
Pois é!!!!