E eis que as interdições a banhos já não são só exclusivas das praias do oceano Atlântico. Já chegaram às praias fluviais.
Desta vez em Tondela!As autoridades (???) detectaram cianobactérias no rio Dão!
Atendendo à potencial toxicidade destas algas, e o seu efeito nefasto na saúde, por contacto com a pele ou quando inaladas, podendo causar sintomas do tipo alérgico semelhantes à “febre dos fenos” com renite, conjuntivite e dispneia e ainda desencadear reações inflamatórias da pele. E, em caso de ingestão, podem verificar-se intoxicações agudas e quadros de gastroenterite com diarreia, náuseas, vómitos, cólicas abdominais, febre, entre outros sintomas. Um cenário verdadeiramente preocupante.
Curiosamente, ou talvez não, as ditas autoridades não interditam os banhos, dizem eufemisticamente, «desaconselham banhos»!
Desaconselham???
Pois muito bem!
Faz lembrar aquelas placas colocadas pela Câmara da Guarda em vários fontanários do concelho onde se dizia «água não vigiada»!
Ou seja, consumam a água da rede como se ela fosse também límpida, incolor e sem sabor, ou seja, verdadeiramente própria para o consumo humano!
Por onde andam as «bandeirinhas azuis»???