sexta-feira, outubro 31, 2008

O Polvo


Quem tinha dúvidas sobre os reais serviços que Jorge Coelho vai proporcionar à Mota e Engil, ficaram dissipados com esta trapalhada: Responsáveis das empresas Mota Engil e Liscont garantiram que até ao final deste ano irão começar as demolições no Porto de Lisboa. As obras surgem na sequência da prorrogação por mais 27 anos, sem concurso público, do prazo do contrato de concessão do terminal de contentores de Alcântara. O movimento "Lisboa é das Pessoas. Contentores não" entregou hoje uma petição ao presidente da Assembleia da República.
A Liscont é controlada pela empresa de construção Mota-Engil, que por sua vez é presidida por Jorge Coelho, ex-ministro das Obras Públicas no governo socialista. A prorrogação do prazo de concessão foi decidida pelo governo, sem recorrer a concurso público.
O Polvo lançou os seus tentáculos.
Ainda há paciência???
Que vigarice!!!
Mas é democrático, pois então!!!

Os amigos


Mais de 21 milhões de dólares recebidos por altos responsáveis do regime angolano no negócio ilícito da venda de armas da Rússia a Angola passaram por bancos portugueses.
Os dados constam da lista de transferências bancárias do caso Angolagate, cujo julgamento começou em França no dia 6 de Outubro e que envolve altas figuras do Estado francês.
No despacho de pronúncia do juiz Philippe Courroye, a que o jornal PÚBLICO teve acesso, são elencadas as transferências bancárias que totalizam mais de 54 milhões de dólares (cerca de 41,5 milhões de euros ao câmbio actual), para contas de dignitários de Angola e pessoas próximas do regime de Luanda em comissões relativas a contratos de venda de armas entre 1993 e 2000.
Os beneficiários são responsáveis como José Eduardo dos Santos, Presidente angolano, o embaixador Elísio de Figueiredo ou o ex-chefe da Casa Civil da presidência José Leitão e a mulher e o filho deste, e altas patentes das Forças Armadas Angolanas, como os generais Salviano Sequeira e Carlos Alberto Hendrick Vaal Neto, hoje ligado a uma sociedade no negócio de diamantes, ou Fernando Araújo, general e também na altura conselheiro do Presidente. Também o general Fernando Miala, que foi chefe dos serviços secretos e fazia parte do círculo íntimo de Eduardo dos Santos, mas entretanto afastado e actualmente na prisão, aparece na lista dos beneficiários.
Os bancos portugueses são destinatários de mais de 50 das 70 transferências listadas, somando mais de 21 milhões de dólares.
Nesse conjunto, destacam-se a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Comercial Português (BCP), citados como tendo recebido as somas maiores em depósitos únicos: 4,2 milhões de dólares em Maio de 1996, para uma conta em nome de Costa e Silva num balcão de Almada do banco público, e 1,8 milhões de dólares em Novembro de 1997 para uma conta de Fernando Araújo numa agência lisboeta do BCP.
Os restantes bancos citados como tendo recebido transferências para contas portuguesas são o Banco Bilbao Vizcaya, Banco Nacional de Crédito, Nacional Ultramarino (entretanto integrado na CGD), Banco do Comércio e Indústria e Totta & Açores (depois comprados pelo Santander), Pinto & Sotto Mayor (integrado no BCP) e Barclays.
O caso implica altas figuras do Estado francês por enriquecimento ilícito e tráfico de influências. Tratava-se de uma vasta rede de intermediários, criada num contexto em que vigorava um embargo de armas a Angola.
Dois dos 42 réus, o empresário Falcone e o milionário israelo-russo Arkadi Gaydamak, ambos intermediários dos negócios, são acusados de tráfico de armas.
As transacções mais importantes em valor, referidas nesta lista, como os 5 milhões de dólares transferidos para uma conta em nome do Presidente José Eduardo dos Santos ou os 10 milhões de dólares para Elísio de Figueiredo, embaixador em Paris e "representante pessoal do Presidente e seu mandatário para operações secretas financeiras" (como é descrito por uma testemunha-chave), são para o BIL (Banco Internacional do Luxemburgo) e o Discount Bank de Genebra, respectivamente.
Interrogado no âmbito do processo, Pierre Falcone afirmava que uma "comissão de Estado" de mais de 40 milhões de dólares tinha sido paga ao Estado angolano "muito oficialmente", lê-se no processo. No documento, o juiz contrapõe dizendo que "não foram encontradas transferências em dinheiro a favor do Estado angolano no débito das contas indicadas por Pierre Falcone" mas sim "o registo de várias transferências efectuadas a pessoas, membros ou pessoas próximas do Governo angolano, bem com a sociedades off-shore por eles constituídas".
Constatação que mais tarde terá levado Falcone a reconhecer que cerca de 30 angolanos tinham recebido fundos em contas no estrangeiro "para a defesa dos interesses nacionais" de Angola e "no quadro da logística da ZTS OSOS", ou seja, com base na lógica de que os responsáveis angolanos eram pagos para renovar contratos de compra de armas.

Mas as investigações vão ficar por aqui???
E os casamentos das filhas do senhor Eduardo apadrinhadas pelo sempre-em-pé José Manuel Durão Barroso, cherne para os amigos??
E os apoios do senhor engenheiro???
Fica curta a investigação, muito curta!!!

Sai asneira......


A Ministra da Educação não pára de surpreender!!!
Enquanto o seu chefe, o engenheiro, vende a banha-da-cobra do cagalhães pela América do Sul, a putativa ministra vem dizer que afinal «aquilo» que toda a gente chama de CONTENTORES, a senhora chama de MONO BLOCOS CLIMATIZADOS!!!
Ou seja, a senhora reconhece a existência dos ditos CONTENTORES só que lhes chama MONO BLOCOS CLIMATIZADOS!!!
Mais fina a linguagem da ministra, pois então!!!No resto, chame-lhe a dita cuja, o que quiser, não passam de CONTENTORES!!!
Já agora, CLIMATIZADOS????
Pois, percebe-se, frio no inverno, com chuva e lama e quentes no verão, climatizados não há dúvidas!!!
Pois é, o engenheiro enganou-se no projecto, leu mal as instruções do inglês técnico e, deixou o ar condicionado a funcionar ao contrário: Frio no Inverno, Quente no Verão!!!
Já agora senhora ministra, se o «seu» chefe diz que os cagalhães proliferam pelos secretários de estado, por que não utilizar os Mono Blocos Climatizados, como gabinetes, para o governo.
Poupava-se em energia, eram ecológicos e podia ser que com a climatização as ideias governamentais fossem mais e mais arejadas!!!
Aproveitem e façam a promoção do produto, na próxima cimeira europeia/mundial, pode ser que algum país do oitavo mundo vos queira comprar a patente.
Lucrávamos TODOS mais do que com o cagalhães, à prova de choque e contra líquidos!!!

Publicidade enganosa!!


Com as primeiras chuvas, com os tortulhos, chegam também as parangonas jornalísticas dos rankings das escolas.
Todos anos, repete-se o depauperado show.
Anuncia-se o desejável e expectável, as escolas colocadas em primeiro lugar são as privadas, invariavelmente, com as públicas colocadas em lugares menos interessantes.
Sucedem-se as entrevistas aos galardoados, onde patenteiam o seu know how de sabedores da coisa de ensinar. Como se só eles soubessem do ministério.
Sucedem-se as análises casuísticas dos fazedores de opinião e dos ditos doutos inteligentes em coisas da educação.
Só que, esquecem-se de dizer TODA a verdade .
Que as escolas privadas escolhem e determinam os alunos que QUEREM.
Que cada aluno, numa escola privada, paga de propina, várias vezes o salário mínimo nacional.
Que ninguém aprende de barriga vazia.
Que estes rankings, da forma pouco independente como é feito o estudo, beneficiam as escolas privadas e são uma publicidade gratuita.
Que o facilitismo dos exames e a prepotência do ME beneficiam as escolas privadas em detrimento das escolas públicas.
Que de uma vez por todas se determine que os alunos das privadas realizem TODOS os exames nas escolas públicas como era uso noutros tempos.
Será que os defensores dos rankings e dos exames aceitariam tal pretensão?
É que muita coisa se esclareceria, e de que maneira.
Salve-se a ESCOLA PÚBLICA do gueto que está conscientemente a ser empurrada como armazém de crianças e jovens menos favorecidos e mais problemáticos.
Uma ESCOLA PÚBLICA com direitos e deveres sociais, gerida democraticamente; onde TODOS possam trabalhar sem constrangimentos, nem perseguições de qualquer espécie.
Onde o direito a partilhar saberes seja uma prática, mas pedagógica, no processo ensino-aprendizagem.

quinta-feira, outubro 30, 2008

Palavras para quê!!!


«Quer o governo quer os sindicatos precisavam deste acordo e dele rapidamente!
Porquê?
Porque o que nós verdadeiramente tivemos aqui foi algo que transcendeu o governo e transcendeu os sindicatos!
Quer o governo quer os sindicatos foram apanhados de surpresa em todo este processo. As primeiras manifestações, como todos nos recordamos, foram convocadas espontaneamente. Aquela manifestação excedeu em muito a capacidade de mobilização sindical. Os sindicatos fizeram um esforço colossal para procurar enquadrar rapidamente aquele movimento. Aquele movimento tinha uma natureza espontânea e o mal-estar que existe em muitas escolas e nos professores transcende, em muito, o que está em cima da mesa das negociações
António Costa (PS e Presidente da Câmara de Lisboa) na Quadratura do Círculo.
Palavras para quê, é um verdadeiro artista de circo e tuga!!!!

Podem limpar as mãos à parede


O engenheiro areias e a sua equipa devem estar felizes e contentes com os resultados da economia portuguesa.
A memória dos portugueses será curta???

Conselheiro Acácio..... quanto baste!!!


O Conselho Nacional da Educação advoga a passagem de ano escolar obrigatória até aos doze anos.
Acho que é pouco.
A passagem de ano devia ser obrigatória até ao bacharelato de Bolonha.
Isto como medida transitória, até que o mesmo Conselho Nacional elabore os estudos que permitam a cada um levantar automaticamente o diploma de Doutor ou Mestre na Loja do Cidadão.
Simplex, um país de doutores e sucesso escolar garantido a 100%.
Mas, os iluminados do Conselho Nacional propõem mais, muito mais.
Querem acabar com o 2.º ciclo.
Pimba!!!
Acabar com a descontinuidade no ensino básico é a proposta do Conselho Nacional.
Para as mentes dos pensantes conselheiros, o melhor seria acabar-se com a transição brusca do 1.º para o 2.º ciclos, em que o aluno passa de um para muitos docentes!!!!
As sugestões dos conselheiros são música para o ME.
Conselheiro Acácio na verdadeira dimensão da estupidez cretina!!!

É a corrupção, Estúpido!!!


O fundo que o governo do Sócrates «criou» para os bancos se protegerem da crise, já está a ser activado por várias instituições bancárias portuguesas.

O BES já anunciou publicamente que vai activar o «fundo de salvação bancário»!!!
Outros bancos vão, em breve, anunciar a sua activação!!!
Depois da operação de cosmética no BCP, com a transferência dos administradores da CGD para o banco do Jardim Gonçalves eis, chegada a «23.ª hora», ou seja a hora de salvar os banqueiros» nacionais.
Miguel Cadilhe, entretanto, pede a intervenção do estado para «apurar» quem sugou os cofres do BPN!!!
Que diz a tudo isto o governador do Banco de Portugal?
Fiscaliza o quê e quem, Vossa senhoria???
Será que é desta que vai queimar as barbas???
Para os que afirmaram e juraram, a pés juntos e sem figas, que a banca portuguesa estava de boa saúde, precisam mesmo é de uma varredela com shelltox!!!

quarta-feira, outubro 29, 2008

É a Saúde, Estúpido!!!


Em Maio de 2008 o Bloco de Esquerda da Guarda questionou o Ministério da Saúde sobre o encerramento da Unidade Móvel de Oftalmologia do Hospital Sousa Martins.
Ficou-se agora a saber que segundo o Ministério da Saúde, «com uma extensa lista de consultas e cirurgias, decidiu a Administração do Hospital da Guarda por retirar de circulação a UMO, e aproveitar o especialista, reduzindo as situações em lista de espera»!!!!
Hilariante!!!
Saberá o Ministério da Saúde o que está dizer???
É que desde 2005, ano em que a UMO foi colocada no Hospital da Guarda que NENHUM médico especialista esteve destacado na UMO.
Esteve apenas contratada uma técnica que não é médica!!!!
Logo, pergunta-se será que a técnica foi colocada nos serviços para realizar consultas e intervenções cirúrgicas??
Grave, muito grave!!!
Não mintam, mais!!! BASTA de TANTA MENTIRA!!!!
Já agora diz o Ministério da Saúde que a reactivação da UMO está prevista para quando entrar em funcionamento a Unidade Local de Saúde da Guarda.
Ora a ULS da Guarda está ilegal, pois tem mais boys que os previstos pelo decreto.
Então ou se reformula a composição de seis para cinco tachos ou não haverá ULS!!!
Ou será que a Guarda vai ter um decreto a criar uma ULS especial, com seis lugares, para dar guarida aos boys do Ps cá do burgo?
Para quando a solução da quantidade dos tachos???
É que aguardamos, finalmente, a operacionalidade da UMO.
Temos uma remota esperança de que a tutela consiga compreender – finalmente – que a UMO não foi idealizada para propaganda política, mas antes para proporcionar cuidados de saúde altamente especializados e humanizados a camadas muito desfavorecidas das populações do interior, num contexto de grande isolamento e desfavorecimento social.
Percebem???

terça-feira, outubro 21, 2008

O Pinto!!!


Carlos Pinto, ilustre presidente da Câmara da Covilhã, protagonizou esta semana a mais insólita e hilariante tentativa de «encerramento» de um centro comercial, alguma vez perpetrada no mundo do poder autarca em Portugal.

O acontecido é digno de um Burkino Faso!!!

Na passada quinta-feira, dia 16 de Outubro de 2008, o senhor Pinto «decretou» o encerramento do shopping Covilhã!!!
Razão ou razões????
Nada mais nada menos que, e passamos a citar o decreto régio, «falta de autorização de utilização, por não existirem condições de higiene, salubridade e segurança para que a autorização fosse concedida».
Pois!!!
Mas o centro só está aberto há 16 (dezasseis) anos e sempre funcionou!!!!
Mas, e há sempre um mas, decorridas apenas 2(DUAS) horas, as obras tinham sido realizadas e JÁ HAVIA CONDIÇÕES!!!
Ou seja, intervenções nas escadas rolantes, num elevador, ao nível da sinalética de segurança e em quadros eléctricos.....TUDO pronto para a vistoria régia e o decreto para o LIXO!!!
Não há dúvida, bastaram duas horas para tudo estar em ordem!!!
Claro, pois então!!!
Ou será, que não houve uma ameaça de pedido de indemnização, de vários milhões de euros, por parte da administração, por cada hora que o centro estivesse fechado?
Que se cuidem os regedores dos centros que por aí vão abrir!!!

Espólios


Depois de esgotada a fórmula do desenvolvimento para o interior, baseada na redução do IVA e de outros incentivos prometidos(?), eis que chega a «febre» dos espólios.
Eles são artistas, de várias especialidades, a oferecerem e a serem ofertados às régias e púnicas comissões fabriqueiras da irmandade.
Todos querem os espólios e, nalguns casos, a disputa é de tal ordem, que o próprio papado é chamado a intervir para que não haja cisão nas igrejas!!!
Tudo em prol da tão afamada e bendita, mais do que bem dada, senhora do coito!!!
Tudo serve para constituir o espólio: cartas, missivas, artigos com ou sem opinião, mas muito e muito salmo de boa atitude, ventura da salvação, no escapulário da terra.
Paz às almas dos dadores fiéis da causa e do espírito!!
A vindima já terminou, o vinho no cálice já espera!!!!
Até quando???

segunda-feira, outubro 20, 2008

Pois é!!!.......


Os resultados das eleições legislativas regionais açorianas revelaram três comportamentos: a maioria do PS encolheu, a abstenção subiu e o BE elege dois deputados.

O primeiro e segundo comportamentos estão interligados.
O César e os jardins do Atlântico têm a sua razão de existir por causa do enorme peso (empregador e financiador) das estruturas estatais na região.

Tudo dito!!!

Quanto ao terceiro, parabéns à Zuraida e a todos os que contribuíram para a eleição dos dois deputados, pelo BE, ao parlamento Açoreano.
Votos de BOM TRABALHO.

No Reino da palhaçada

Tudo vale para salvar o «vil» capital!!!

quinta-feira, outubro 16, 2008

NOVO AUMENTO!!!


No site http://www.base.gov.pt/ onde as extravagâncias governamentais, sejam elas do governo do Sócrates, como das autarquias e outros institutos de utilidade própria, são apresentadas, a Câmara da Guarda não podia faltar.
Lá está a ilustre câmara, em lugar de destaque com um «estudo».

Pois então, um estudo!!!!

Por terras da Ribeirinha fazem-se e, mandam-se fazer, muitos estudos!!!
Que o diga Sócrates e as suas obras, estudos arqueológicos, das casas tipo franciu!!!
Mas, voltemos ao site.
Lá está um estudo encomendado à empresa UHY & ASSOCIADOS, SROC, LDA, cujo perfil se publica:
UHY - A Paredes & Associados,SROC, Lda.
Endereço: Campo Grande 28, 10º - C - Lisboa
C. Postal: 1700-093 LISBOA
Cidade: Lisboa
Telefone: 217613330
Fax: 217613339
Website: http://www.uhy-portugal.pt/ (não funciona - dizem que está em construção, a página, claro, em inglês, Under construction!!!!)

Questões de Under!!!!
Bem mas para que serve uma Under, desculpem, uma UHY - portugal pt??
Para brindar TODOS os cidadãos da Guarda com um NOVO AUMENTO no preço da água, no próximo orçamento!!!
Claro é, galinha o põe, não é???
Ora então lá vamos TODOS ajudar a pagar os ordenados principescos dos Administradores das águas do Zêzere e Côa, ora bem!!!!
O vitinho sabe -a toda, já anda a preparar o salto para a Administração, ganha-se bem e vê-se livre da adoçante!!!
Mas, quanto custou o estudo???´
Pois é, «alguém» cobrou!!!
Só custou a módica quantia de 20.834,00 €, com prazo de execução e tudo, só 60 dias, com início em Agosto!!!!!!
Pagamos os aumentos que o estudo determinar e, PAGA-SE O ESTUDO!!!
Alguém perde???
Só mesmo os contribuintes, sim porque num negócio nem todos ganham, alguns perdem e BEM!!!
Só se lava quem é porco, pois então!!!
O que está a dar é mesmo SEBENTO!!!

É a crise, Estúpido!!!



Esta crise não é o resultado da ganância individual de algumas ovelhas tresmalhadas.
Pelo contrário, ela é produzida pelo próprio sistema capitalista, da acumulação sem limite, da concorrência e
da especulação.
AFINAL HÁ DINHEIRO!!!!
Dizem-nos há anos que a austeridade é inevitável e que não existe dinheiro para responder às necessidades sociais urgentes.
É mentira.
Agora, para salvar os accionistas de grandes instituições financeiras, os governos e os bancos centrais fazem injecções massivas de dinheiro dos contribuintes.
Em Portugal, a reforma Sócrates na Segurança Social diminuiu as pensões futuras.
Há 40% dos desempregados sem subsídio.
Mas os portugueses estão a pagar, através dos juros altos, a protecção aos lucros dos bancos, tal como na Europa e nos Estados Unidos os impostos pagam os prejuízos das empresas especulativas.
Os governos e a União Europeia têm destruído os sectores públicos da economia.
Resultado: privatiza-se os serviços públicos que possam dar lucro e o Estado só intervém para pagar os prejuízos da má gestão e das fraudes capitalistas. A política de privatização é hipócrita e esta crise demonstra-o. Ainda recentemente, a União Europeia processou o Estado português por se manter como accionista privilegiado na EDP (golden-share). Mas agora, a mesma União Europeia avança na nacionalização de bancos em derrapagem financeira.
O privilégio às bolsas de valores, que nada produzem, conduziu a lucros sem investimentos e a uma bolha especulativa como nunca se viu na história do capitalismo.
O dogma da liberdade de circulação de capitais produziu offshores, permitiu a lavagem do dinheiro do crime.
Esse dogma está condenado.
As entidades reguladoras já demonstraram a sua incompetência (caso BCP) e a sua cumplicidade (preços dos combustíveis).
E também a sua função: ser desculpa da irresponsabilidade do Estado.
O sistema de regulação deve ser estatal, porque só assim é democraticamente controlável.

É a crise, Estúpido!!!


O Governo abriu os cordões à «bolsa» para os banqueiros.
São 20 mil milhões de euros para o aval aos créditos inter-bancários!!!
Até agora, o déficit servia para justificar encerramentos de serviços, escolas, congelamento das progressões na carreira e aumentos que possibilitassem a um qualquer cidadão, dos que trabalham, sobreviver na selva do país, cor-de-rosa, do Sócrates.

Mas, para os banqueiros já não falta AVAL!!!

domingo, outubro 12, 2008

É fartar pilantras


Vários bancos e seguradoras que beneficiaram de ajudas financeiras dos governos para fazer face à crise decidiram promover jantares e outros eventos de luxo, nalguns casos para comemorar o evitar das falências.
O caso mais recente é o do banco franco-belga Dexia, que pagou um jantar de luxo a mais de 200 convidados num hotel de Mónaco.
O grupo financeiro Fortis e a seguradora AIG também promoveram eventos semelhantes.
O banco franco-belga Dexia, um dos que na Europa mais sofreu com a crise nos mercados financeiras, pagou um jantar de luxo a mais de 200 convidados num hotel de Mónaco, noticia a agência de notícias belga, citada pela Lusa. O jantar, cujo custo foi mantido em segredo, teve lugar na Sala Império, a principal do Hotel de Paris, e teve como mote o lançamento da filial do Dexia para a banca privada no principado do Mónaco.
O caso está a agitar a sociedade belga, que vê com maus olhos o "esbanjamento" promovido pelo Dexia, depois de ter beneficiado de uma injecção de 6.400 milhões de euros dos governos da Bélgica, França e Luxemburgo.
Também a divisão seguradora do grupo Fortis, desmembrado devido à crise e alvo de ajudas financeiras de vários governos, ofereceu sexta-feira a correctores de seguros um repasto noutro luxuoso hotel monegasco, gastando perto de 150 mil euros.
Esta situação levou o Partido Socialista Belga a afirmar que "o mundo da finança perdeu toda e qualquer decência". O grupo Fortis justificou-se dizendo que tudo não passou de uma "acção comercial habitual".
Estes casos seguem-se ao da AIG, a seguradora dos Estados Unidos que, para comemorar o evitar da falência, gastou centenas de milhares de dólares num luxuoso "resort" californiano.
A AIG foi salva "in extremis" da falência através de uma injecção de 85.000 milhões de dólares (62.000 milhões de euros) aprovada pela administração do Presidente George W.Bush.
OS POBRES QUE PAGUEM A CRISE, ora quem havia de ser?

Auto-avaliação do Manjerico Pedagógico

Perdi o São João
As fogueiras
Os folguedos
A reinação
As promessas de Verão
O doce encantos dos sossegos.
Mas
Encontrei outras maneiras
De prosperar sem medos
Objectivei a minha formação
E não mudei de profissão…

Que fértil e mágica poção absorvi
Que tão esplendorosamente cresci?
Puxado por árvores de grande porte
Revestidas de fortes exigências
Prosperei em pujança e competências.
Foi muito labor e alguma sorte.

Deixei de servir só para bem cheirar
Podem, se quiserem, estender-me a mão
Para pormos todo o VERDE em expansão.


(Recebida por mail de uma professora devidamente identificada)

quarta-feira, outubro 08, 2008

A Vigarice........mais uma!!!


As vigarices somam e seguem....... até quando?

segunda-feira, outubro 06, 2008

Nem Américo Tomás teria feito melhor!!!

Nem Américo Tomás, com o discurso dos periquitos, fez melhor!!!
O verniz caíu de vez a esta gente!!!
As Novas Oportunidades no seu melhor.

Afinal quem mente?

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) considerou hoje que os indícios de concertação no mercado dos combustíveis ibérico são «claros» e devem suscitar a intervenção da Comissão Europeia.
Tudo sugere a concertação ao nível das petrolíferas, mas também ao nível das bombas de gasolina, diz a ACP.
O estudo do ACP apresentado hoje põe em causa o relatório apresentado em Junho pela Autoridade da Concorrência que apontava para um não à concertação entre gasolineiras!!!!

Ora, AFINAL QUEM MENTE????
Os Portugueses sabem bem quanto custa ir à bomba da gasolina!!!
Isso sabemos bem, o resto também não será difícil saber, quem MENTE!!!!
Não é???

DISCURSO DO PR DÁ SONO A MÁRIO LINO


A dormir, eu?
“jamais”!

O soninho andou a fazer das suas nas comemorações do 5 de Outubro que tiveram lugar ontem, junto à Câmara Municipal de Lisboa, e atacou em cheio o ministro Mário Lino, responsável pela pasta das Obras Públicas, no momento em que Cavaco Silva estava a discursar.
Quem acompanhou a cerimónia pela televisão teve a oportunidade de ver o insólito momento em que o ministro, quiçá sob a influência do sol morno deste Outono, ou de uma noite mal dormida, passou mesmo pelas brasas!!!.
Contactado pelos jornalistas, o polémico «JAMAIS» negou que tenha dormido ou dormitado nas comemorações da implantação da República, afirmando desconhecer a existência das referidas imagens.
“Estive a acompanhar, com toda a atenção, o discurso do senhor Presidente da República”, garantiu o ministro Lino.
Atenção???? Pois é senhor Lino, as imagens não enganam!!!!
“Dormi muito bem a noite passada e não tenho nenhum problema”, acrescentou o governante, muito incomodado com a questão.
Lá que tenha dormido bem ou mal, é lá com o senhor Lino!!!
Se tem, ou não, algum problema já é uma questão patológica, merecedora de internamento urgente para dissipar dúvidas no «JAMAIS»!!!
Agora que o ministro argumentou tudo sem pestanejar, foi um facto!!!

Conversa da treta

O senhor Silva, Presidente da República, aproveitou o discurso do 5 de Outubro para mandar recados.
Um dos mais sonantes tem a ver com o facto de dizer que «os políticos não iludam os portugueses sobre a situação social e financeira»!!!
Brilhante senhor Silva!!!
O senhor Silva tem cada vez mais os neurónios parados!!!
Quem mais tem iludido os portugueses, senhor Silva????
Não será o personagem com quem o senhor reúne à quinta-feira???
Ou será que as reuniões entre o senhor Silva e Sócrates servem para o «tea time» onde são servidos os pastéis de Belém???
A ser assim, quem paga a despesa???
Tenha juízo senhor Silva ou então vá ao médico, andam por aí resquícios de falta de personalidade.
Grave, muito grave!!!

domingo, outubro 05, 2008

O Bandarra dos tempos modernos


O Sarmento, Júlio, de Trancoso, veio à praça pública, através do seu órgão oficial, o Diário das Beiras, dizer da «sua» justiça sobre a Unidade Saúde da Guarda.

Pimba!!!

O senhor Sarmento, presidente «vitalício» da Câmara de Trancoso, «fez» aprovar na última Assembleia Municipal uma moção que depois foi ratificada pelo executivo camarário, presidido pelo senhor Sarmento, onde era solicitado ao Ministério da Saúde a inclusão do concelho de Trancoso na rede de Viseu, ou seja na futura Unidade de Saúde de Viseu!!!

Que justificações dá o senhor para tal solicitação?
- no distrito da Guarda não existem estruturas públicas de saúde com padrões de qualidade;

Que qualidade se refere o senhor? Será, por mero acaso, a mesma qualidade que a água do concelho de Trancoso, que após privatização, piorou?
- o hospital da Guarda é uma não realidade, sucessivamente adiada, continuando por requalificar, carecendo de recursos humanos e técnicos, existe uma constante indefinição de políticas, quanto à implementação de respostas de saúde no distrito;

- existe um clima de desconfiança em relação ao hospital da Guarda, alimentada por sucessivos exemplos de grosseiros erros médicos, praticados em vários munícipes, o que origina um sentimento de insegurança na população do concelho;

- a moção é uma pedrada no charco para o imobilismo que se passa na Guarda que se vê de braços cruzados, derrotada;

-o problema não é só da construção civil. É de requalificar a Urgência, criar novas valências, mais e melhores meios humanos, melhores meios auxiliares de diagnóstico, o que vai muito para além da construção civil;

- assim, como há uma completa falta de critério em questão de saúde do ponto de vista territorial, a Câmara de Trancoso, no completo respeito pela deliberação da Assembleia Municipal, comunicou à Administração Regional de Saúde do Cento o seu não a qualquer agrupamento que venha a ser criado quer na Guarda ou Pinhel ou outro qualquer local e à Unidade de Saúde da Guarda;

- esta moção é, mais do que uma provocação e uma pedrada no charco, uma chamada de atenção para a Guarda e para a sua capacidade reivindicativa, que não deve ficar de baços cruzados e, sobretudo, representa um real defesa dos direitos constitucionais à Saúde dos munícipes de Trancoso;


Assim fala o Bandarra, muita parra mas pouca uva.
Mais sapatos e chinelos de qualidade duvidosa e com medidas fora do comum. Ou seja, os dedos ficam de fora do calçado!!!
Mas, deixemos as questões de sapataria e vamos aos argumentos do Sarmento.
O senhor Sarmento esquece-se que faz parte de um partido, o PSD, que não está incólume em questões de hospital da Guarda.
Lembrar-se-á o senhor Sarmento, das guerras de alecrim e da manjerona entre a sua líder concelhia, distrital e acima de tudo DEPUTADA à Assembleia da República, Ana Manso, e a actual governadora civil, do Ps, Maria do Carmo Borges, ex-presidente da Câmara da Guarda, que nunca quiseram resolver NADA!!!!
Aliás tivemos vários primeiros-ministros desde Guterres, Durão Barroso e Sócrates, que anunciaram, com grandes parangonas jornalísticas, um Novo hospital para a Guarda.
Mas, só conversa da TRETA!!!!
ENGANOS E MAIS ENGANOS!!!
Hospital, NADA, só remendos e é quando os houve!!!!
Depois, bem depois o senhor Sarmento fala, fala, fala mas não diz rigorosamente NADA!!!
Esquece-se(???), o putativo presidente, que há deputados na Assembleia da República do SEU PARTIDO!!!
Que fizeram eles???
Pergunte-lhes senhor Sarmento em vez de cuspir para o ar e depois diga, mas diga mesmo o que lhes respondem os ditos deputados!!!
Diga, se tiver coragem!!!
Isto de se falar de coisas nas quais, o senhor, como tantos outros políticos da terrinha que só querem tachos e penachos sem se lembrarem que têm tantas culpas, que estão atolados até à nuca, não lhes deixando ver o ridículo em que se esgotam, nas moções, nas intervenções que vão fazendo.
É o limite da insolência e já CANSA!!!
Desde há muito que deveria existir pudor, respeito e lisura nas intervenções e principalmente hombridade para irem vociferar para longe.
Percebeu?
Ou será que precisa de dicionário?
É que para pimba já basta a música da feira!!!!

Inadaptado ao País REAL


O secretário-geral da CGTP denunciou as enormes desigualdades salariais entre géneros que se registam em Portugal, afirmando que as mulheres ganham quatro vezes menos do que os homens.
O desnível salarial entre homens e mulheres é, em média, na Europa de 16%!!!!
Carvalho da Silva lembrou que as desigualdades salariais têm importantes repercussões sobre o nível de protecção social de homens e mulheres e denunciou que a revisão do código laboral vai agravar os problemas das trabalhadoras.
A descriminação das mulheres, sobretudo jovens, «é uma realidade», disse Carvalho da Silva.
Cerca de 54% dos desempregados são mulheres, sendo que 18% são jovens!!
Quanto ao trabalho precário, então a VERGONHA ainda é maior, as mulheres são 78% dos trabalhadores precários por conta de outrem!!!
Mas, o «sucesso» Socratino não se fica por aqui, 35% dos precários trabalham ao sábado, 20% ao domingo e 14% à noite!!!

Este é o País do Sócrates!!!
Mas, o «novo» código do trabalho prevê o alargamento do período experimental para 6 (seis) meses, fazendo-o coincidir com o prazo do contrato a termo (seis meses), o que permitirá com a aplicação do Código Vieira da Silva, que o patronato dispense o trabalhador ou trabalhadora, sem qualquer indemnização e AUMENTANDO a precariedade!!!
Existem neste paraíso Socratino um milhão e duzentos mil trabalhadores precários, dos quais mais de 50% são mulheres jovens!!!
O secretário-geral da CGTP salientou ainda que o desnível salarial tem importantes repercussões sobre os níveis de protecção social, que se manifestam nos subsídios de desemprego, doença, maternidade e pensões.
Mas, há mais muito mais e ainda o Código está a iniciar a sua função de SIMPLEX!!!
Van Zeller desbocou-se dizendo a verdade e desmentindo o que Sócrates, Vieira da Silva e até o ex-dirigente da JS Pedro Nuno Santos dizem ser uma agravante que vai diminuir a precariedade.
Os 5% da Segurança Social que os recibos verdes trazem serão pagos apenas pelos precários. Íamos agora por as empresas a perder.... E quem o diz é o Van Zeller, ora oiçam aqui ou leiam aqui para que não restem dúvidas:
«Novo Código do Trabalho pode causar redução nos salários: O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) reconhece que o agravamento das contribuições para a Segurança Social, nos contratos a prazo e nos recibos verdes, pode resultar numa redução de salários.Francisco Van Zeller diz que, durante a discussão, alertou para esse efeito. O presidente da CIP reconhece, ainda, que os patrões das pequenas empresas podem recorrer ao período experimental do quadro, que vai ser alargado para seis meses, como forma de contrato a prazo. Van Zeller sublinha que isso pode acontecer, sobretudo em pequenas empresas e não na indústria.
Assim vai o país do Sócrates, PAÍS 100% PRECÁRIO!!!!

sexta-feira, outubro 03, 2008

É a incompetência, Estúpido!!!


A incompetência que o ME «serve» em doses maciças aos portugueses, não pára.
Agora temos os «Cagalhães»!!!
200 professores foram chamados a estar em Cantanhede a «ouvir» barbaridades sobre o famoso Cagalhães!!!
Eis um testemunho de um coordenador de Tecnologias da Informação e Comunicação que esteve na dita «acção» de formação durante dois dias.
Dois dias!!!!
Muito bem, DOIS dias!!!
Os professores tiveram que fazer odes ao "cagalhães" e adaptar músicas «ditas» populares ao gadget preferido do Primeiro Ministro.
A palhaçada do cagalhães entrou na fase da formatação a professores para depois chegar aos alunos, com a «foto» de Sócrates a servir de capa e contra-capa à embalagem da «coisinha».
Depois, desembrulhem a «prenda» e deitem os papéis no «eco-pinto».
Não se esqueçam, LIMPEZA TOTAL, pois claro!!!

Kit de um interior


Kit para o Jarmelo
(exposição na Assembleia Municipal da Guarda no dia 30 de Setembro de 2008)
Contrariamente ao que se possa pensar, quase todas as intervenções que aqui tenho tido, poderiam ser interpretadas com e não o contrário.
Vejamos que faço aqui apelo ao equilíbrio que deve haver pelo menos na mesma unidade geográfica/administrativa.
Alguém aqui é contrário à igualdade de oportunidade ou condições de vida entre as gentes do mesmo concelho?
Volto aqui a reafirmar que aquilo de que nos queixamos em relação ao Litoral(Lisboa) é à mesma escala (ou até maior o abismo) verdade em relação ao próprio concelho.
Como não temos escola primária, não podemos lançar o Magalhães… também não temos mar… nem sequer água para todos.
O lançamento (apresentação pública) que hoje aqui fazemos é um Kit.
Um kit para visitantes a terras do Jarmelo (pois os que lá moram… amanham-se de outras formas, talvez herdadas desde antes da nacionalidade.
Trata-se de um kit de necessidades básicas, como disse, mais dirigido aos que visitam ou se pretendam instalar nas terras do Jarmelo.
Este kit é composto pelas analogias que seguem:
- Garrafa de água, que analgesicamente substitui a própria torneira ou contador.
- Papel higiénico, que analgesicamente substitui o saneamento
- O paralelepípedo granítico, que por analogia substitui o piso das ruas e acessos.
Embora se diga tratar-se de um analgésico (pelo menos é o que diz a embalagem) e como não sei o que significa… aviso que nenhum dos componentes, deve ser entendido como supositório.
O uso deste kit, é da exclusiva responsabilidade dos utentes.
A obtenção deste kit, não isenta a cobrança pela C. M. Guarda da taxa (ao que parece de 200€) referente à fossa, que se cobra a quem quiser fazer uma habitação nessa aldeias que não têm saneamento.
Será que esta taxa deve ter como objectivo diminuir a percentagem de habitações sem saneamento? Pelo raciocínio lógico quem não tem casa, também não tem falta de saneamento nem de água ou piso.
Quanto à validade deste kit; este género de produtos, expira a cada 4 anos que passam.
O Jarmelo, desde o tempo de D. Afonso IV (pai de D. Pedro) deixou de ter influência… Basta recordar que um dos conselheiros reais da altura (equiparado hoje a amigo pessoal de Primeiro Ministro) de nome Pêro Coelho, era do Jarmelo… daí para cá… D. Pedro mandou destruir a vila do Jarmelo e salgar como castigo, as suas terras; dizem por lá as pessoas que desde então, pouco ou nada tem acontecido de relevante.

Guarda, 30 de Setembro de 2008.
Agostinho da Silva (Presidente da Junta da freguesia de S. Pedro do Jarmelo)