quinta-feira, dezembro 07, 2006

Dez coisas a fazer

O aquecimento global vai ser responsável, nos próximos dois séculos, por um aumento dos incêndios florestais, secas e inundações, segundo opinião de cientistas.
Haverá ainda perda de água doce no Sul da Europa e Oeste de África.
O efeito estufa, causado pela queima de combustíveis fósseis, tornou-se a maior ameaça para o planeta Terra.
Apesar disso, os EUA recusaram-se a assinar o Protocolo de Kyoto de proteção ao clima.
A queima de carvão, óleo e gás, as intensas atividades agrícolas e a devastação florestal emitem gases que causam o efeito estufa na atmosfera quando entram em contato com o calor solar. Este efeito gera um aumento na temperatura global assim como mudanças nos padrões de precipitação.
Se não for tomada nenhuma medida urgente, fenómenos climáticos extremos como inundações, secas e tempestades tornar-se-ão mais frequentes, causando prejuízos de ordem social, ambiental e económica.
Evitar uma mudança climática catastrófica significa manter o aumento da temperatura abaixo de 2°C.
Mesmo assim, ainda haverá impactos significantes nos ecossistemas e milhões de pessoas estarão ameaçadas pelo risco do aumento da fome, malária e inundações e escassez de água.
Uma acção internacional imediata deve ser tomada para reduzir a emissão de gases, ou o mundo pode enfrentar danos irreversíveis no clima global num curto prazo.
O Protocolo de Kyoto, o acordo sobre o clima que foi assinado em novembro de 2001 em Marrakesh, transformou-se em lei em fevereiro de 2005.
Este acordo não apenas exige que os países industrializados reduzam a emissão de gases poluentes durante um “primeiro período de compromisso", em 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990, mas também recomenda que a comunidade internacional inicie as negociações para os próximos períodos de compromisso, dando um passo em frente na luta contra o efeito estufa.
O protocolo de Kyoto foi ratificado por 141 países, inclusive o Canadá, China, Índia, Japão, Nova Zelândia, Rússia e países da União Europeia.
Os Estados Unidos, o maior emissor de gases poluentes, decidiu não assinar o protocolo.
Com apenas cinco por cento da população do mundo, os EUA é responsável pela emissão de 25 por cento do principal gás poluente, o gás carbónico.
A decisão do governo Bush de se retirar do Protocolo de Kyoto foi baseada em estudos sobre o impacto económico dos compromissos de Kyoto, e não em trabalhos científicas sobre a mudança climática.
A campanha de Bush para presidência foi apoiada e financiada pelas maiores empresas de petróleo dos EUA, que fizeram campanha contra o Protocolo e se opõem a qualquer redução na emissão de gases poluentes. No comando dessas corporações está a maior companhia de petróleo do mundo, a Exxon Mobil.
"Dez Coisas A Fazer" foi o alerta lançado pelo Oceanário de Lisboa para ajudar a combater o aquecimento global e uma excelente oportunidade para alertar as consciências para as alterações climatéricas.
Um pequeno gesto poderá ajudar a combater o aquecimento global:
01 - Mudar uma lâmpada - substituir uma lâmpada normal por uma lâmpada florescente poupa 68 Kg de carbono por ano;
02 - Conduzir menos - caminhar, andar de bicicleta, partilhar o carro ou usar os transportes públicos com mais frequência. Poupará 0,5 Kg de dióxido de carbono por cada 1,5 Km que não conduzir!
03 -Reciclar mais-pode poupar 1.000 Kg de dióxido de carbono por ano reciclando apenas metade do seu desperdício caseiro;
04 - Verificar os pneus - manter os pneus do carro devidamente calibrados pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3 %. Cada 4 litros de combustível poupado retira 9 Kg de dióxido de carbono da atmosfera!
05 - Usar menos água quente - aquecer a água consome imensa energia. Usar menos água quente instalando um chuveiro de baixa pressão poupará 160 Kg de CO2 por ano e lavar a roupa em água fria ou morna poupa 230 Kg por ano;
06 - Evitar produtos com muita embalagem ( Produtos Amway)- pode poupar 545 Kg de dióxido de carbono e reduzir o lixo em 10 %;
07 - Ajustar o termostato - acertar o termostato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão pode poupar cerca de 900 Kg de dióxido de carbono por ano;
08 - Plantar uma árvore - uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante a sua vida;
09 - Seja parte da solução - aprenda mais e torne-se activo em www.climatecrisis.net
10 - Espalhe a mensagem! - incentive os amigos a ver "Uma Verdade Inconveniente", um filme sobre a problemática do aquecimento global e, a tornar quotidiano pequenos hábitos saudáveis.
O futuro do planeta está seriamente ameaçado.