sexta-feira, dezembro 22, 2006

Dúvidas???


A eurodeputada Ana Gomes voltou a agitar as investigações à alegada passagem de voos da CIA para transporte ilegal de prisioneiros no espaço aéreo europeu, em particular em Portugal, que poderá envolver os últimos governos do PSD/CDS e do PS.
Depois de, no início de Setembro, ter revelado uma carta em que Freitas do Amaral admitia "voos directos Portugal-Guantánamo", a dirigente socialista tornou ontem pública uma lista segundo a qual foram 94 os voos da CIA de e para Guantánamo, que passaram em território nacional.
O verniz estalou com o ministro Luís Amado, que a acusou de "má-fé".
A eurodeputada defendeu-se e garantiu que o Governo está a ocultar informação.
É que, além de divulgar a nova lista, Ana Gomes considerou que o documento contraria informações prestadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros à referida comissão do PE.
A resposta de Luís Amado foi dura "Houve má-fé e abuso relativamente à confiança que merece uma senhora deputada com quem o Governo tem procurado tratar o assunto".
Amado garantiu, então, que a lista não prova "ilegalidades".
"Há pessoas que estão a procurar lançar uma cortina de fumo", acusou, citado pela Lusa, revelando que escreveu uma carta ao presidente da comissão do PE em que "condena" a "conduta abusiva" de Ana Gomes.
"Rejeito totalmente as acusações de má fé e de abuso. Sempre agi com total boa-fé, sempre partilhei com o Governo a informação que tinha", repetiu, ao longo do dia, a eurodeputada do PS. Apesar das declarações que a colocam num situação débil face à Direcção do partido, Ana Gomes insistiu que a nova lista demonstra que não foram prestados todos os elementos, pois solicitou ao Governo dados sobre voos relacionados com Guantanamo e a resposta foi de que não havia registo de qualquer voo.
A graves acusações de Ana Gomes e as titubeantes explicações do Governo, que se iniciaram com o dito por não dito de Freitas do Amaral e prolongadas no tempo pelo ministro Luís Amado, só revelam que há ocultação de muita verdade.
Porque teria Jaime Gama recusado ceder uma sala da AR para a reunião da comissão de inquérito do Parlamento Europeu?
Que CDS-PSD-PS escondem a verdade disso não temos a menor dúvida.
Ou será que existe uma arma de destruição maciça bem letal?