Importava que os comentadores dos debates estudassem alguma coisa sobre análise dos mesmos.
Dou uma ajuda.Uma análise a um debate deve envolver a avaliação de vários elementos cruciais, que vão desde a qualidade dos argumentos até à forma de apresentação dos mesmos.
Os argumentos apresentados são lógicos, válidos e não contraditórios?
A argumentação foi racional e coerente?
Os participantes mantiveram-se focados nas perguntas do moderador, mesmo que elas sejam parciais, tendenciosas e manipuladoras.
Um participante deve evitar distrações ou tópicos irrelevantes.
As afirmações devem ser suportadas por factos, dados, estatísticas ou exemplos credíveis.
A qualidade das fontes deve ser tida em conta.
Os intervenientes devem ir além do senso comum, explorando diferentes perspetivas e aprofundando as implicações dos seus argumentos.
Cada intervenção de ter uma introdução clara, o desenvolvimento dos argumentos, com explicação e exemplos e uma conclusão.
Os intervenientes devem respeitar os tempos que lhe são atribuídos para cada intervenção.
Os intervenientes devem abordar e refutar diretamente os pontos específicos levantados pelo opositor em vez de simplesmente ignorá-los e seguir o seu próprio guião.
Já no âmbito da retórica ter em atenção que a linguagem deve ser clara, acessível e persuasiva.
A postura, contacto visual e gestos devem ser apropriados e ajudarem a transmitir confiança e convicção.
O uso de volume, tom e ritmo de fala, cadência, deve ser eficaz para enfatizar pontos-chave e manter o interesse do público. Nunca em excesso para não aumentar os decibéis.
Os intervenientes devem evitar ataques pessoais, mantendo um tom profissional e respeitoso durante o confronto de ideias.
Para realizar uma análise eficaz, é necessário ir além de "dar notas" e focar-se em quem apresentou os argumentos mais fortes, quem conseguiu refutar melhor a oposição e quem comunicou de forma mais clara e persuasiva. O vencedor de um debate é geralmente determinado pela força coletiva de todos os fatores enunciados.
