domingo, dezembro 21, 2025

A charlatanice

Para melhor acompanharem o que vai acontecer amanhã na Assembleia Municipal da Guarda, aqui vos deixo algumas "pérolas"!
Para começo de análise dizer que o executivo aprovou, com a abstenção do PS e PSD, o orçamento proposto pelo PPM e "Nós Cidadãos" no valor astronómico de mais de 99 milhões e 400 mil euros.
O maior orçamento alguma vez proposto.
Lembrar que este orçamento é "só" 22 milhões de euros mais elevado que o de 2025.
Uma brutalidade!
Dizem ser o "Orçamento da decisão e da concretização"!
A ver vamos como dizia o cego do arco. Iremos estar atentos à taxa de efetivação do orçamento.
São elementos da monstruosidade de tal orçamento as verbas, umas aprovadas outras por aprovar, do PRR, do 20-30 e do Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela.
Do PRR são anunciados 38 milhões, 18,5 milhões do Portugal 20-30 e 32 milhões do Plano de Revitalização do parque Natural da Serra de Estrela. É mesmo muito milhão.
A ver vamos lá dizia o cego!
E a comparticipação financeira do município?
Ficam as frases feitas, tantas vezes repetidas e nunca concretizadas, para um maior e melhor desenvolvimento do concelho, em todos os sectores.
"O investimento público é hoje o meio para alavancar o investimento privado" diz o presidente Sérgio Costa.
Pois perdem os cidadãos e ganham uns, poucos, com as benesses, guião já é conhecido.
Mobilidade urbana, habitação, planeamento territorial, logística, educação, cultura, requalificação urabana e proteção civil e tudo mais que qualquer demagogo e populista diria em tais circunstâncias. Investimento produtivo com retorno económico, pois então! Para os mesmos de sempre. Gerar riqueza, atrair investimento, fixar população e, pasme-se, melhorar a qualidade vida. Tanto mas tanto populismo. E por fim fala-se em prudência financeira. Em quanto já vai a dívida? No final ver-se-á se ainda há dedos, pois os anéis já se foram.
Para os mais incautos lembrar que as taxas e taxinhas vão subir exorbitantemente. Mais de 2 milhões em taxas e taxinhas que os cidadãos vão pagar a bem ou a mal.
Será que os guardenses têm a real noção do que representa tal aumento de taxas e taxinhas?
Assistam à sessão e tenham sempre em mente tal ou tais considerandos e não se fiem em charlatães.