E aconteceu a Assembleia Municipal da Guarda, a última de 2025 e a primeira do novo mandato de Sérgio Costa.
E começou nos mesmos moldes. Atraso de meia-hora.
Ainda não percebi a razão de marcarem a assembleia para uma hora e só começar meia hora depois.
Já nem é o quarto de hora académico. Já vai muito para além do período académico. Aliás, por falar em período académico cada vez mais o período para almoço é largamente ultrapassado pelo que fica determinado. São brindes!
O lema desta assembleia, e depois ao longo dos meus comentários irão perceber a razão da escolha, só podia ser um: "Enquanto uns choram, outros vendem lenços".
Depois dos beijos, abraços e muitas palmadas nas costas, presidente, vereadoras e vereadores, deputadas e deputados e chefias municipais instalaram-se e acomodaram-se.
Para começo das hostilidades pergunto qual a razão de existirem as tradutoras da língua gestual? Há na assembleia alguém que necessite da tais tradutoras? É que ao longo da transmissão a visibilidade das tradutoras para quem estava a assistir via meios tecnológicos foi praticamente nula. Escondidas sem qualquer possibilidade de serem visionadas. A sua atividade foi ignorada por quem estava a fazer a realização do evento.
Simplesmente lastimável.
E sobre os 17 pontos, alguns com alíneas, que dizer?
Sonolência também houve e agitação alguma, coisa pouca mas deu para vender lenços.
Na continuação do que já vem sendo habitual em assembleias anteriores a saída de deputadas e deputados da sala é constante. Houve, novamente chamadas de atenção do Presidente da Assembleia Municipal para tal facto. Mas de nada resulta! Dizer que alguns dos comentários do presidente são deveras hilariantes, a seu tempo falaremos deles. Mas nalguns pontos, onde a sonolência apertou, ouvir comentários inapropriados faz parte da farsa. É que os microfones captam tudo, o que se quer e o que não se quer que se ouça.
Tudo, mas mesmo tudo, com tempo e moderação será contado.
Para já ficamos por aqui. Depois haverá mais comentários ao sabor da inspiração e da expiração que como devem saber são os dois movimentos básicos da respiração.
