sábado, julho 20, 2013

O galo e a raposa

Empoleirado num sobreiro antigo.
Fazia um velho galo sentinela.
Vigiando o campo para ver se não havia perigo para as galinhas e os pintainhos que picavam o solo à procura de minhocas.
Uma raposa, que passava por ali, logo os viu e imaginou o maravilhoso almoço que teria se comesse um deles. 
Quando viu o galo de vigia, a raposa logo inventou uma história para enganá-lo.
 - Amigo galo, podes ficar sossegado. Não precisas de cantar para avisar as galinhas e os pintainhos que cheguei. 
Eu vim em paz.
 O galo, desconfiado, perguntou:
 - O que aconteceu?
 As raposas sempre foram nossas inimigas. Os nossos amigos são os patos, os coelhos e os cachorros.
 - O que aconteceu?
 Mas a raposa esperta continuou:
- Caro amigo, esse tempo já passou!
 Todos os bichos fizeram as pazes e convivem em harmonia. Não somos mais inimigos. Para provar o que digo, desce daí para que eu te possa dar um grande abraço!
Desconfiado das intenções da raposa, o galo retorquiu:
 - Tens a certeza de que os bichos são todos amigos agora? Isso quer dizer que tu não tens mais medo dos cães de caça?
 - Claro que não! - confirmou a raposa.
 Então o galo disse:
 - Ainda bem! Porque, daqui de cima estou a ver dois galgos que vêm para cá.
 - O que?! - gritou a raposa, apavorada.
 - São os nossos amigos! Não precisas de fugir, cara raposa. Os cães estão a vir para te dar um grande abraço, como esse que me queres me dar.
Mas a raposa, tremendo de medo, fugiu disparada, antes que os cães chegassem.
Moral da história: "Muitas vezes, quem quer enganar acaba sendo enganado. "


Fábula de Jean de La Fontaine.