Os
resultados que agora se apresentam só podem surpreender os que não querem saber
da Educação - nas palavras de Jaques Delors, um pilar do desenvolvimento dos
povos!
Por cá continuamos a fazer estudos, experiências com provas, a brincar ou sem interesse!
Não se aprofunda a razão de tais comportamentos dos alunos no que à cognição diz respeito!
Não se quer dar a conhecer que o 1.º ciclo do ensino básico é UM FAZ DE CONTA!
Daí os «resultados» até ficarem dentro do esperado...
SE NADA SE ENSINA, O QUE AVALIAR?
Depois, bem depois é o avolumar de conteúdos programáticos que já deviam ter sido assimilados, compreendidos e aplicados e que não estão presentes na cognição dos alunos. O 2.º ciclo é um intervalo de tempo em que «alguns» professores procuram, com alguns alunos, as turmas deviam ser reduzidas, arrumar as ideias e procurar inculcar conhecimentos, práticas e métodos que foram pura e simplesmente desprezados!
Porquê?
Simplesmente porque falha a formação inicial dos professores ao nível do 1.º ciclo!
Depois, o percurso escolar é o de cada um por si...
Explicações, salas de estudo e um sem número de expedientes que só servem para possibilitar ao aluno «safar-se» dos e nos exames e provas para que a almejada entrada num qualquer curso se verifique, nem que seja ordenhador de grilos capados! A «ordem» é gastar, gastar dinheiro em máquinas que triturem, mastiguem os conhecimentos por forma a que a papinha esteja pronta a ser servida a preço do «caviar»!
Deixem-se de tretas e vamos mas é mudar isto tudo, antes que um dia o facilitismo, a desordem, o caos, a incompetência arruínem de uma vez por todas com o hipotético desenvolvimento que se quer para o país!
Por cá continuamos a fazer estudos, experiências com provas, a brincar ou sem interesse!
Não se aprofunda a razão de tais comportamentos dos alunos no que à cognição diz respeito!
Não se quer dar a conhecer que o 1.º ciclo do ensino básico é UM FAZ DE CONTA!
Daí os «resultados» até ficarem dentro do esperado...
SE NADA SE ENSINA, O QUE AVALIAR?
Depois, bem depois é o avolumar de conteúdos programáticos que já deviam ter sido assimilados, compreendidos e aplicados e que não estão presentes na cognição dos alunos. O 2.º ciclo é um intervalo de tempo em que «alguns» professores procuram, com alguns alunos, as turmas deviam ser reduzidas, arrumar as ideias e procurar inculcar conhecimentos, práticas e métodos que foram pura e simplesmente desprezados!
Porquê?
Simplesmente porque falha a formação inicial dos professores ao nível do 1.º ciclo!
Depois, o percurso escolar é o de cada um por si...
Explicações, salas de estudo e um sem número de expedientes que só servem para possibilitar ao aluno «safar-se» dos e nos exames e provas para que a almejada entrada num qualquer curso se verifique, nem que seja ordenhador de grilos capados! A «ordem» é gastar, gastar dinheiro em máquinas que triturem, mastiguem os conhecimentos por forma a que a papinha esteja pronta a ser servida a preço do «caviar»!
Deixem-se de tretas e vamos mas é mudar isto tudo, antes que um dia o facilitismo, a desordem, o caos, a incompetência arruínem de uma vez por todas com o hipotético desenvolvimento que se quer para o país!