A privatização da ANA foi e continua a ser um negócio lucrativo para a empresa francesa VINCI Airports, que tem como testa de ferro, em Portugal, um tal José Luís Arnaut militante do PSD!
Lembrar, a memória por vezes é curta, que a privatização foi uma decisão do PS com a conivência de PSD, CDS, Chega e IL.Um arranjo completo!
Importa salientar que o negócio deu origem a um dos maiores e mais graves crimes cometidos nos últimos anos em Portugal.
Um crime, do ponto de vista económico e financeiro, com a entrega da ANA por 1,1 mil milhões de euros de um ativo que já se sabia que iria gerar mais de 23 mil milhões de euros de lucros ao longo dos 50 anos de concessão.
Sim, a concessão foi dada por 50 anos!
Lembrar que ao entregar este instrumento estratégico nas mãos de uma multinacional, o País subordinou o seu desenvolvimento aos interesses da VINCI. Lisboa é, hoje, a única capital da Europa com um aeroporto a crescer no seu interior, porque isso corresponde aos interesses da VINCI apesar de ser um desastre para o País.
Aeroporto novo e sem custos para o contribuinte? Mais uma falácia de todo o tamanho. As mentiras e enredos da novela do novo aeroporto esbarram sempre nos interesses da VINCI.
Este Governo, com o silêncio constrangedor de outras forças políticas, ofereceu à VINCI por 40 anos o Aeroporto de Figo Maduro, autorizou a ampliação da Portela até aos 45 milhões de passageiros e já admitiu que a Portela continue a operar até 2037, ou seja, 20 anos depois da estimativa de inauguração do Novo Aeroporto de Lisboa.
A privatização da ANA é ainda hoje um negócio só lucrativo para a VINCI e umas migalhas, poucas, a caírem na pia dos governantes.