Hoje vamos escrever, sobre alguns dos métodos de ensino associados à dita «contra reforma»!!
Já sabemos que os pilares em que assenta a «contra reforma» são, na sua «essência», dois: memorização, ou seja a forma mais elementar de conhecimento e, a transmissão de conhecimentos.
Sobre a «transmissão» ...de conhecomentos ficará para mais tarde!!!
Para a memorização, logo surgiram no mercado os livros das provas-tipo, dos exames desde o 6.º ano até ao 12.º ano.
É uma variedade de cadernos de exercícios de Matemática e Língua Portuguesa
Fazem lembrar os célebres 1 111, de triste memória, do ensino da outra senhora.
Repetiam-se até à exaustão ..... os exercícios que, invariavelmente, lá surgiam nos célebres exames.
Agora, a dose repete-se....
Já havia os resumos, dos resumos, das obras literárias de leitura obrigatória.....
Mas, eis que há uma novidade.
Uma das mais conhecidas editoras de livros escolares, para além da campanha promocional do «prepara o teu exame com os livros de exercícios....», como se a fórmula fosse miraculosa, eis que....ESPANTO DOS ESPANTOS......a editora em causa oferece bilhetes para os festivais de verão, patrocinadas por uma qualquer marca de cerveja ou de telemóveis....
Ou seja, o isco é o festival, as bebedeiras e a «curtição»....MUITO BEM!!!
E a editora a vender os livrinhos com o bilhete do festival.
Depois, os livros atirados para o fundo da gaveta...
O aprender....o prazer de aprender, o saber, a valorização, a aprendizagem...
NADA DISSO IMPORTA....
O isco, como a cenoura do outro, são os concertos de verão....
Isto chama-se VIGARICE!!!!
Compra os livros e depois terás bilhetes para os festivais......a publicidade dos 50!!!
Uma «nova geração» à vista, a dos 50!!!
Memorizar....pois então!!!
Pensar e saber utilizar os conhecimentos não interessa....
Para quem sempre defendeu que, os alunos não deviam utilizar as máquinas de calcular, nem saber utilizar o cálculo automático, está tudo dito sobre tabuadas e contagem pelos dedos!!!!
Vai a «cantiga» da tabuada, alto e bom som???
Já agora, ficou-se a saber que na prova de Português, do 6.º ano, os critérios de classificação (??), é assim que é dito, 30% para a redacção; 20% para a gramática e......50% para a interpretação dos textos, que a acreditar no que está escrito, podem ser poéticos ou narrativos!!!
CLASSIFICAR??? MEMORIZAR???
Já se percebeu TUDO!!!