domingo, agosto 06, 2006

Carta Aberta ao 1.º Ministro (Revisitada)


Caro Sr. Primeiro-Ministro

Sou um cidadão, como tantos outros, que não tem mais a oferecer além do trabalho para o progresso do País.
Mas já que o tema da moda é a Reforma Tributária, percebi que posso definitivamente contribuir mais.
Vou explicar: Na actual situação tributária, pago na fonte 31% do meu salário 20 para o IRS e 11 para a Segurança Social.
Como pode ver, sou um cidadão afortunado.
Cada vez que eu, no supermercado, gasto o que recebo, o Estado, fica com 19% para si, ou seja fica com (31+19=50).
Além disso quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.
A minha sugestão, é invertermos os percentuais.
A partir do próximo mês autorizo o Governo a ficar com 100% do meu salário.
Funcionaria assim: Eu fico com 6,75% limpinhos, sem qualquer ónus mas o Governo fica com as contas de:
- Despesas Escolares, Seguro de Saúde, Despesas com médicos, Medicamentos, Materiais escolares, Condomínio, Água, Luz, Telefone, Energia, Supermercado, Gasolina, Vestuário, Lazer,Portagens, Cultura, Contribuição Autárquica, IVA, IRS, IRC, Imposto de Circulação, Segurança Social, Seguro do carro, Inspecção Periódica, Taxas do Lixo, reciclagem, esgotos e saneamento e todas as outras taxas que nos impinge todos os dias. Previdência privada e qualquer taxa extra que por ventura seja repentinamente criada por qualquer dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Parece-me uma troca razoável, sr. 1.º.
Ass: Um trabalhador de entre muitos, que já não sabe o que fazer para conseguir sobreviver com dignidade.
PS: Podemos até negociar a percentagem!!!

Sem comentários: