segunda-feira, agosto 21, 2006

As novas pedagogias do ME


Terminadas as merecidas férias, os professores preparam-se para iniciar os trabalhos de preparação do novo ano lectivo.
Vão suceder-se as reuniões de Departamento; as reuniões de grupo; as reuniões de turma; as reuniões de planificação das unidades didácticas, etc....
Mas para ajudarmos os professores a planificarem as suas actividades, aqui fica uma nova abordagem de correcção de um exercício, seguindo as directrizes da equipa do ME.

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ?

A .EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18

B .ANÁLISE:

A grafia do número seis está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado , verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos... a sua intenção era, portanto, boa.

C .AVALIAÇÃO:

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um......"EXCELENTE"......e afirmar que o aluno...... "PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!

É assim que, na óptica ministrial, se deve analisar a situação!
Siga pra Bingo!

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