sexta-feira, agosto 22, 2014

Um fardo bem pesado


As famílias portuguesas vão gastar, em média, 525 euros com o regresso às aulas.
Nos últimos três anos, os portugueses têm pago, em média, facturas cada vez mais altas para estudar: em 2010, a média foi de 499 euros; no ano passado, subiu para os 507 euros e, agora, deverá atingir os 525 euros.
Segundo um estudo recente, uma em cada quatro famílias (28%) prevê gastar entre 250 e 500 euros.
Um hábito ainda pouco enraizado nos portugueses é o empréstimo de manuais. Só uma em cada três famílias tenta poupar no momento de adquirir os manuais: 22% dos portugueses pedem emprestado a amigos ou familiares e 19% compram em segunda mão. Estas são opções que têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos, segundo o estudo que mostra que, em 2012, foram apenas 29% das famílias e, no ano anterior, a percentagem era de 24%.
No entanto, nem sempre é possível encontrar todos os manuais necessários e, por isso, as famílias acabam por ter de os comprar em falta. Resultado: 94% das famílias terá de comprar livros novos.
Além dos livros, as famílias tencionam ainda comprar vestuário, calçado e equipamento desportivo, entre outras despesas relacionadas com educação.
Ainda de acordo com o estudo, apenas 3% dos inquiridos têm os filhos a estudar no ensino particular, estando os restantes em escolas públicas.
E por último temos uma corja a ROUBAR os salários dos portugueses.
De que se está à espera?
Que o D. José vá pastar o cavalo para o jardim da Estrela?