sexta-feira, julho 16, 2010

Quem sai aos mestres......

António Morais – o professor de quatro das cinco cadeiras que permitiram a José Sócrates terminar o curso de Engenharia na Universidade Independente em 1996 – foi, na semana passada, nomeado definitivamente como professor associado dos quadros do Estado da Faculdade de Arquitectura de Lisboa.
Com o voto favorável dos catedráticos desta escola.
Mas não sem polémica.
Há três anos, o primeiro pedido de nomeação definitiva feito por Morais foi chumbado, tendo os catedráticos que o analisaram arrasado o percurso académico e científico do engenheiro. «Competência pedagógica fortemente duvidosa». «De uma banalidade confrangedora». «Sem qualquer valor cientifico». «Investigação desprovida de valor» – foram algumas das expressões usadas, então, por estes catedráticos.
O engenheiro civil amigo de José Sócrates, que há mais de 20 anos é professor nesta Faculdade, voltou à carga já este ano. Desta vez, os catedráticos – não os mesmos que antes se tinham pronunciado – votaram favoravelmente a sua nomeação.
Isto apesar de, na prática, de acordo com alguns docentes, «pouco ou nada ter mudado» no currículo académico e científico do engenheiro.
Quem aprende com mestres assim, nunca será ninguém!!!