"A matéria do Estadão "Ensinamos matemática ainda como 100 anos" destaca a desconexão entre o ensino tradicional de matemática e as necessidades do mundo atual. A professora Jo Boaler, da Universidade de Stanford, argumenta que o foco em decorar fórmulas e o medo de errar limitam a capacidade dos alunos de aplicar a matemática de forma prática. Ela defende uma abordagem mais flexível, que prepare os estudantes para os desafios do presente e do futuro.
Nesse contexto, a Ciência de Dados se apresenta como um exemplo concreto da aplicação da matemática no mundo real. Esse campo, que combina estatística, programação e pensamento crítico, é essencial para analisar grandes volumes de informação.
Não se trata apenas de fazer contas. A Ciência de Dados requer a compreensão da lógica por trás dos números para identificar padrões e tomar decisões embasadas. Essa habilidade é cada vez mais importante em diversas áreas, como marketing, finanças, medicina e engenharia.
O sistema educacional precisa se adaptar para incluir a Ciência de Dados como parte do ensino de matemática. Em vez de apenas resolver equações, os alunos poderiam aprender a interpretar e manipular dados reais, desenvolvendo um pensamento mais analítico.
Essa forma de aprendizado torna a matemática mais relevante e prepara a próxima geração de profissionais para um mundo cada vez mais orientado por dados.
A incorporação da Ciência de Dados não é uma tendência passageira, mas uma necessidade para garantir que a educação se mantenha relevante e competitiva. É hora de repensar como ensinamos para que os alunos estejam prontos para o futuro".
O autor é Leandro Prearo, Reitor na USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul | DOUTORADO Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SP.