Em
primeiro lugar importa DEFINIR o que é isso de ORDEM!
A
ORDEM que se fala é a da PASSIVIDADE face ao que é transmitido pelo professor?
A
ORDEM que se fala é a do PODER EXERCIDO DE UMA FORMA ARBITRÁRIA E TOTALITÁRIA?
A
ORDEM que se fala é IMPEDIR DE QUESTIONAR, DE PROPOR SOLUÇÕES E ALTERNATIVAS?
Ou
será que em vez de ORDEM se deve falar em atitudes comportamentais?
MAS
ENTÃO ESSA DITA ORDEM JÁ DEVIA ESTAR INCULCADA NA CRIANÇA E JOVEM ATRAVÉS DO
MICROSISTEMA!
Não
o estando, pertenceria à escola desenvolver mecanismos que possibilitassem a
resolução destes problemas. Um dos meios já utilizados em muitos países passa,
por exemplo, pela criação das chamadas Comissões de Gestão e Mediação de Conflitos.
Mas
tudo isso passa por um modelo de GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS!
COISA
DA QUAL ESTAMOS, PERIGOSAMENTE, MUITO LONGE!
Quando
se falar de EDUCAÇÃO TEM QUE SE SABER do que se fala!
NÃO
É O MESMO QUE FALAR DE FUTEBOL!