Ontem, por mero acaso, na busca de algo interessante nos canais do lixo, o que é difícil, encontrei três elitistas a falarem do caso brutal de violência ocorrido e filmado por colegas numa escola em Lisboa!
O vídeo foi apresentado, uma barbaridade! Não vos bastaria falar do episódio? Apresentar o vídeo é estar a alimentar mais e mais filmagens do muito de trágico vai a acontecer nas escolas portuguesas.Já basta a descrição macabra que um canal do crime faz sobre um qualquer incidente. Repetem até à exaustão a descrição do crime. Um nojo.
Mas, em frente!
Um dizia que falta autoridade. Que a transferência de escola dos alunos era a solução. A Leitão, que no governo do Costa teve responsabilidades a nível do Ministério da Educação, logo com muitas culpas no estado caótico que se vive nas escolas, dizia que o problema era a falta de empatia. O que é isso de empatia? Não dotar as escolas do financiamento necessário? Falta de funcionários? Não valorizar o trabalho e a dedicação de muitos elementos da comunidade educativa, desde logo docentes, mas também discentes? Desconsiderar a importância do sistema educativo na vida da e para a sociedade? Escola Segura? O que é isso? Polícias sentados na nova "Nivea" e desaparecerem se houver qualquer desacato?
E se estudassem?
Leiam e estudem.
A obra do Paulo Freire fazia-vos bem, se para tal tiverem capacidade cognitiva.
Esta elite vive numa redoma de vidro. Vidro bem graduado que não lhes permite ver o que se passa na sociedade.
Nada espanta neste país.