quinta-feira, fevereiro 17, 2011

O FMI já não vem?? Mas, já cá está....

Economia portuguesa já recebeu 63 mil milhões para sobreviver.
BCE gastou 18 mil milhões só para aguentar juros portugueses. Mais um balão de oxigénio. Governo só não pede ajuda porque já está a recebê-la, GRANDE NOVIDADE!!!
A hipocrisia destes parasitas ao que chega...INACREDITÁVEL!!!
Portugal está transformado num filho gastador que ´«paga» aos amigos noitadas, copos, vinho verde e....prostitutas....uma FARRA!!!
Só que exige independência e autonomia para decidir os seus assuntos, não abdicando da mesada para a FARRA!!!
 Sócrates diz, repete e sublinha: "Não precisamos de ajuda. Somos capazes de lidar com os nossos problemas sozinhos."
Só que..... olhando para factos e números, a realidade não poderia estar mais longe desse discurso.
Considerando todos os apoios extraordinários que o Banco Central Europeu (BCE) pôs em marcha para Portugal desde Maio de 2010 - quando estalou a crise da dívida -, e juntando a estes valores as jogadas contabilísticas e as receitas não recorrentes que Teixeira dos Santos vai descobrindo, vamos já em mais de 63 mil milhões de apoio artificial ao tecido económico português.
REPETE-SE: 63 MILHÕES DE EUROS!!!
Se às ajudas internacionais juntássemos ainda as "ajudas" internas - por exemplo, os aumentos de impostos, que em 2010 permitiram que o Estado recolhesse mais 2,3 mil milhões do que em 2009 -, este número seria bem maior.
VIGARISTA E ALDRABÃO DE DISCURSO!!!
"Nós, neste momento, já temos ajuda externa do BCE e do Eurossistema. É um facto perfeitamente óbvio", observou Teodora Cardoso, economista do Banco de Portugal, a 31 de Janeiro.
Os balões de oxigénio
Os juros da dívida têm escalado para valores insustentáveis. No entanto, ninguém duvida que estariam em níveis bem mais elevados se não fosse a intervenção do BCE, que, desde Maio do ano passado, começou a comprar títulos de dívida para responder à crise dos periféricos. Segundo avançou ontem o Société Générale, o banco central já comprou 18 mil milhões de euros só em obrigações portuguesas, o que representa 17% do saldo vivo de obrigações do Tesouro.Além desta táctica de ataque à crise delineada por Trichet, há outra que passa pelo financiamento do sistema bancário nacional.
No final de Janeiro, os bancos portugueses contavam com mais de 40 mil milhões de euros emprestados em condições especiais pelo BCE.
Ou seja, os tais que anunciaram milhões de euros de lucro por dia.......
Daqui saltamos para o mundo empresarial.
Além da receita extraordinária, mas prevista, de 885 milhões de euros com a emissão de obrigações convertíveis da Galp, o governo descobriu no final de 2010 um trunfo de última hora: o fundo de pensões da Portugal Telecom, que não só se disponibilizou a comprar dívida para conter os juros, como prometeu ajudar mais este ano. A operadora deu 1,8 mil milhões de euros ao Estado no final de 2010 - 1,71 mil milhões em títulos de dívida pública -, ficando o Estado com as responsabilidades das reformas da PT. A este valor ainda se vão juntar mil milhões que a empresa vai dar ao Estado este ano e no próximo.
Percebem o TRUQUE do malabarista Teixeirinha???
Ser ou Parecer?
Da mesma forma que o governo já veio a público pedir ajuda externa - desejando apenas que esta não venha com o rótulo do FMI, pois deixaria o executivo mal visto -, a retórica interna do "sozinhos conseguimos" padece do mesmo mal.
Por um lado, o governo sente-se insultado se alguém disser que Portugal precisa de ajuda, por outro, são já mais de 63 mil milhões de euros que o país recebeu em apoios para continuar a sobreviver.
Mas o BCE já avisou: a torneira está a fechar.
Fecha a torneira e depois???
Acaba-se o vinho e o povo deixa de se embriegar com as ilusões de um taberneiro porco, sebento e mentiroso....
O FIM ou o FMI??
Questão de ordem de letras mas com o mesmo significado.......