domingo, abril 01, 2007

Tempo da Quaresma


A última semana foi mesmo de Quaresma e penitência para o País.
Um «engenheiro» em queda acentuada na popularidade, segundo os pirómetros das sondagens.
Governo que revela falta de coerência com o que propagandeia e a sua acção prática.
Hipocrisia de filisteus que na logorreia, para consumo interno, falam do défice mas não se coíbem de adquirir carros topo de gama, de aumentar os lugares de assessores ou de conselheiros para satisfação dos «amigos de ocasião», «cunhados», «primos» e «afilhados» da mesma pia baptismal.
Um (des)governo que, em tempo de vacas magras, mais admissões fez, com total falta de transparência, só pode mesmo ser um coito de mentecaptos.
Um (des)governo que à constatação do regabofe governamental, por parte do Tribunal de Contas, vem em uníssono gritar, espernear como criancinha mal educada, a quem os pais não fazem as vontades.
Pois é, a democracia tem destas coisas…..há sempre quem diga as verdades, quem ouse dizer aquilo que todos vêem….o «reizinho» vai nu!!!!
Mas, a procissão para o calvário ainda agora começou….
As estações da «via» são muitas e penosas.
Desde logo, a da Universidade Independente (Ui) onde a bagunça é generalizada, à mistura com suspeitas de crimes, de tráfico de armas, branqueamento de capitais, diamantes, «assaltos» à reitoria e, tudo o mais que se vier a «saber».
Não vou falar dos «cursos», «graus» de «licenciatura», «certificados» de «habilitações», nem das «equivalências», nem tão pouco da nomeação de um(?) «confrade», para administrador da Caixa Geral de Depósitos, três dias após ter terminado a «licenciatura» na «Ui».
Tudo isso é uma outra «estação».
O que intriga, ou será que não, é a desfaçatez de um ministro(?), o do Ensino Superior, vir dizer que «todas» as instituições de ensino, dito superior, são alvo de continuadas «fiscalizações».
Das duas uma. Ou as «ditas» investigações são uma farsa ou o putativo ministro quer fazer crer que o Sol gira à volta da Terra.
A teoria geocêntrica já lá vai, mesmo contra a opinião do Santo Ofício.
Será que as fiscalizações não funcionam ao domingo?
É que, ficou-se a saber, que a «Ui» «passa» diplomas ao domingo.
Aproveite senhor ministro. Ao domingo à hora da missa, melhor altura para fiscalizar.
E, já agora, mande o séquito todo, incluindo o Almerindo das benzeduras, os «pastorinhos» do rebanho, a «tia» Elisinha e o Conselho Nacional do pp, para prevenir eventuais desacatos.
Mas, para a visita pascal ser completa não esquecer os prostitutos do bem-aventurado estado, estado de graças e mordomias.
Os que saltitando de empresas públicas para a banca, destas para o governo, numa roda livre, vão acumulando benefícios e indemnizações.
Os beatos que juram, a pés juntos, amarem a ditosa pátria e a quem servem, abnegadamente, a troco de uns míseros euros.
Só coisa de pouca monta, uns quantos 17 milhões de euros.
Mas, o deboche político continua…
Segundo um jornal diário, existem em Portugal oito condenados por corrupção.
Mas, por corrupção política…NENHUM!!!!
Se a esta constatação juntarmos uma outra do Banco Mundial, segundo a qual, se houvesse verdadeiro combate à corrupção em Portugal, o nosso país teria um nível de vida igual à França, então está tudo dito.
Palavras para quê? Um artista português, com certeza!!!
Universidades privadas, futebol, construção, tráfico de armas e de diamantes, branqueamento de capitais, autarquias, empresas municipais, evasão fiscal e, gel, muito gel...para empastar.
Portugal é isto e………. Angola é nossa...
Mas, por alturas da homilia, alguma raia miúda será indiciada de «suspeitas», as dízimas e as côngruas serão reduzidas, para gáudio dos devotos fiéis, para que tudo volte ao mesmo.
Encomendar as almas ao «divino benfeitor», mais uma ressurreição quaresmal para penitência de quatro anos!!!
Em tempo de Quaresma, retiro…..mas na forma verbal.

«há um país, neste país, que sempre lentamente nos mata... » Sophia de Mello Breyner Andresen