domingo, fevereiro 04, 2007

Gripe das aves



Pintos e perus foram alvo de ataque da gripe das aves.

No entanto e segundo informação do próprio governo, do secretário de Estado das Comunidades, António Braga , "Foi detectado um vírus nas aves que, segundo as autoridades inglesas, tem uma possibilidade ínfima de infectar os seres humanos ".

O H5N1 é o vírus da gripe das aves. Apareceu em Hong Kong - como se sabe fica perto da China, em 1997, e atingiu milhares de aves. O vírus já infectou mais de uma centena de pessoas e tem uma grande capacidade de mutação. Pode ser resistente aos antivirais e transformar-se num vírus novo que terá capacidade de se transmitir pessoa a pessoa, por via do espirro e da tosse.

Uma das medidas que deve ser tomada é que, antes de viajar para a Ásia (a única zona com casos de transmissão a humanos), vacine-se contra a gripe e leve medicação; não parta sem passar pela consulta do viajante. Nos países de risco, evite contactos com aves (os mercados, por exemplo) e com pessoas com sintomas gripais. Dê especial atenção à higiene, lavando as mãos com frequência e tendo sempre à mão toalhetes desinfectantes. A maioria das infecções ocorreu em contacto directo com as aves. Tenha especial atenção, a perturbações do foro psicossomático, deduções sobre salários/investimentos inerentes à economia de um país.