País purista a prosear bonito, a versejar tão chique e tão pudico, enquanto a língua portuguesa se vai rindo, galhofeira, comigo - Alexandre O'Neil
segunda-feira, setembro 18, 2023
Não posso não devo esquecer Harriet Tubman.
A 17 de Setembro de 1849, a lendária abolicionista Harriet Tubman e os seus irmãos Ben e Henry fugiram da escravatura no estado de Maryland, nos EUA. Depois da fuga, os seus irmãos decidem voltar, voltando Tubman também. Contudo, foge de novo para Filadélfia. Aí trabalhou para poupar dinheiro, para poder regressar e libertar mais escravizados. Libertou cerca de 70 pessoas em 13 missões, por caminhos subterrâneos. Durante a Guerra Civil Americana, Tubman foi a primeira mulher a liderar um ataque armado durante o conflito, liderando o ataque do rio Combahee, no qual 750 pessoas escravizadas foram salvas. Manteve-se ativa na luta pelos direitos das mulheres até à sua morte, em Março de 1913.
Depois da fuga, os seus irmãos decidem voltar, voltando Tubman também. Contudo, foge de novo para Filadélfia. Aí trabalhou para poupar dinheiro, para poder regressar e libertar mais escravizados. Libertou cerca de 70 pessoas em 13 missões, por caminhos subterrâneos. Durante a Guerra Civil Americana, Tubman foi a primeira mulher a liderar um ataque armado durante o conflito, liderando o ataque do rio Combahee, no qual 750 pessoas escravizadas foram salvas. Manteve-se ativa na luta pelos direitos das mulheres até à sua morte, em Março de 1913.