domingo, setembro 24, 2023

Acabei de ler uma notícia deveras interessante!

"Na próxima segunda-feira, dia 25, pelas 11h45 os Deputados da Assembleia da República que integram a Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local visitam o Conselho de Administração da ULS da Guarda para conhecer o Hospital Sousa Martins e as Obras do Pavilhão 5.
A ULS da Guarda sublinha que as obras «avançam a bom ritmo estas obras de requalificação do edifício hospitalar onde ficará instalado o Departamento da Saúde da Criança e da Mulher (DCM) – com os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia», uma requalificação adjudicada ao «consórcio Alberto Couto Alves, S.A./IELAC – Instalações Especiais, Lda. com um valor de 8.349.620,00 euros (IVA incluído) e teve início no verão de 2022".
Interessante!
Vamos aos comentários!
1. "(...) os Deputados da Assembleia da República que integram a Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local visitam o Conselho de Administração da ULS da Guarda para conhecer o Hospital Sousa Martins e as Obras do Pavilhão 5."
"Visitam o Conselho de Administração da ULS da Guarda?". Visita de cortesia? Punhos de renda e frases de salão? Visita protocolar com direito a chá e scones?
"Conhecer o Hospital Sousa Martins e as obras do Pavilhão 5"?
Uma Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local da Assembleia da República desconhece o Hospital Sousa Martins?
Grave, muito grave.
Que se inteirem das obras do Pavilhão 5 muito bem, de acordo!
São milhões de euros dos contribuintes e compete aos deputados fiscalizar a acção do Governo. Nada contra. Pelo contrário deviam fiscalizar ainda mais já que pelos vistos desconhecem o Hospital Sousa Martins.
2. Para que não haja maus entendidos, ainda antes da visita parlamentar, a ULS da Guarda, presume-se a Administração, já vem colocar os bois à frente do carro e dizer "que as obras «avançam a bom ritmo»". Nem se dúvida! Se o dizem, acreditemos!
Mas para quê dizê-lo ainda antes da visita? Estranha-se!
Condicionar a visita ou o chá e os scones?
3. Espera-se e deseja-se que a visita da Comissão Parlamentar seja profícua e que a obra avance a bom ritmo.
Ficamos à espera dos resultados da "visita".