quarta-feira, junho 06, 2012
O velhinho «conto do vigário»
Que um cidadão, incauto, sem estudos, sem conhecimento da vida caia no célebre «conto do vigário»...até é possível....
Agora, que sejam os autarcas, pessoas experientes, com percursos de vida feitos a pulso na subida até à da cadeira do poder da câmara, seja ela de Felgueiras, Oeiras, Castelo Branco ou da Guarda....já nos parece muito estranho...
Então não é que em Castelo Branco, o senhor Mourão, que «construiu» umas instalações e as pôs à disposição da Segurança Social, que instalou ali um serviço de atendimento ao público e onde trabalhavam cerca de 370 pessoas, .....e, não é que o ministro Mota, mandou aquilo tudo às urtigas e FECHOU tal instalação...lançando 176 pessoas no desemprego....
O ministro Mota é ministro de quê??? Emprego??? Pois ...nota-se....
Diz o Mourão que, para além do investimento, não se sabe até ao momento o montante, o encerramento do call center foi uma aposta estratégica da Câmara de Castelo Branco"!!!
Aposta estratégica????
Percebido....
Onde é que eu já ouvi isto????
Um call center uma aposta estratégica???? Empregos temporários; ESCRAVATURA; SALÁRIOS DO 8.º mundo!!! Direitos NENHUNS....é uma aposta estratégica???
Pois entendi TUDO.....
Que é uma tragédia para Castelo Branco, entende-se.....
Agora, dizer-se que um call center é uma peça para a estratégia de desenvolvimento do concelho.....já cheira a provincianismo bacoco!!!!
Mas, há mais....
Cá pela Guarda, imagine-se que o autarca, Valente, O Joaquim, também vai de cair no mesmo «conto do vigário»!!!
Aprontou um pavilhão situado no Parque da cidade e, vai de entregá-lo, após obras que custaram aos munícipes 450 mil euros....
Em setembro de 2009, a poucas semanas das autárquicas, a Adecco e Valente, O Joaquim, anunciaram a instalação na cidade da Guarda de um call center que deveria criar 250 postos de trabalho até 2012.
A multinacional suíça tencionava investir mais de 800 mil euros no projecto.
TENCIONAVA......POIS!!!!
E, os 450 MIL EUROS PAGOS PELA AUTARQUIA SERIAM (???) DEPOIS DEBITADOS À EMPRESA SOB A FORMA DE RENDA, MAS COM DOIS ANOS DE CARÊNCIA!!!
Como o call center foi inaugurado em fevereiro de 2010, isto quer dizer que a Adecco só pagou ainda três meses de renda à autarquia.
PAGOU????
POIS......
De resto, a realidade do projecto nunca teve nada a ver com os números anunciados.
Ou seja, alguém caiu no CONTO DO VIGÁRIO.....
Como quase sempre acontece ao Estado português quando se mete a fazer «negociatas» com as empresas...
Quem perde é sempre o CONTRIBUINTE PORTUGUÊS!!!!
Recordar que, no dia da inauguração do serviço, o director-geral da Adecco sublinhou que o número inicial de 25 trabalhadores poderia «triplicar até ao Verão».
CLARO!!!!
QUEM DUVIDAVA???
Assinado em papel molhado.....
Estes empresários quando se trata de «assalto» aos dinheiros públicos são sempre muito generosos e optimistas...pois então...
E, os papalvos caiem que nem tordos.....
Prometeu-se, inclusive, que a empresa conseguiria «criar os 250 empregos num horizonte temporal de dois anos, isto numa perspectiva cautelosa»!!!
Claro, só cautelas....só que nem com caldos de galinha!!!
Patos de aviário foram os que caíram na caçada!!!!
Assim, oito meses depois, já tinha menos de 20 funcionários.
Em novembro de 2010, Joaquim Valente reconhecia que estava «aquém daquilo que era expectável neste ano, embora haja previsões da evolução do número de trabalhadores nos anos seguintes».
QUE OPTIMISTA SENHOR PRESIDENTE......
Agora....FECHOU.....
Quando não se acautelam os negócios é o que acontece!!!
E, quanto ao dinheiro de TODOS NÓS????
Na «suíça».....ora bem!!!!
Mais um conto do vigário......em que alguém caiu.....para desgraça dos habitantes da Guarda....mais uma vez....
Já agora, como estamos da célebre «escola de hotelaria» a instalar no antigo Hotel Turismo????
Pois é.....