terça-feira, junho 24, 2014

Poderes para que vos querem....


E, o insólito acontece!!
Toda a Serra da Esgalhada, em Fornos de Algodres, é propriedade privada desde a construção de uma unidade hoteleira de quatro estrelas, o «Palace» Hotel & SPA – Termas de S. Miguel.
Isso mesmo!!
Uma serra inteira propriedade privada.
O assunto agitou a última campanha autárquica e também algumas sessões da nova Assembleia Municipal, mas só muito recentemente os habitantes da vila se deram conta do que está em jogo.
A qualquer momento, o proprietário, o empresário Gumercindo Oliveira, pode vedar o acesso a esta zona verde, bem como ao estádio municipal, sem que ninguém o possa impedir.
ISSO MESMO!!
O empresário tem o registo de propriedade e a respetiva escritura em nome da sociedade Terras Serranas e, se assim entender, pode impedir o acesso público a cerca de 20 mil metros quadrados do que era espaço municipal até há bem pouco tempo, onde há dois campos de futebol, um parque de merendas e percursos pedestres.
Mas há mais, se a empresa vier a ser declarada insolvente, então todo aquele património entraria na massa falida!!
Recordar para os mais distraídos que quem possibilitou que a serra ficasse nas mão do tal empresário, ou seja uma propriedade pública passar para as mãos de um privado, foi o executivo do PSD liderado por José Miranda.
Só que neste país ninguém é julgado por lesar interesses públicos.
Nem que extravase os poderes.
Pois é!!
Foi um acto de pura «incúria» ao «doar», todo aquele património municipal, de mão beijada ao privado.
Falta acrescentar, para se conhecer o real alcance do tamanho de extravasar os poderes, que a câmara detém 15 por cento do capital social da Terras Serranas – Desenvolvimento Turístico e Imobiliário, que foi constituída no âmbito de uma parceria público-privada com Gumercindo Oliveira, que é o sócio maioritário.
Inicialmente, o Palace Hotel & SPA – Termas de S. Miguel tinha um investimento previsto da ordem dos 8,5 milhões de euros, comparticipados em 55 por cento pelo Turismo de Portugal.
A unidade hoteleira dispõe de 146 quartos, spa e piscina aquecida, entre outras valências.
Já agora, dizer que o empresário Gurmecindo Oliveira é dono de hotéis em S. Pedro do Sul (Monte Rio), Penafiel (Termas de S. Vicente), Aguieira (Monte Rio) e Montemuro (Termas do Carvalhal).
Só parceiros interessantes que extravasam, e de que maneira ... os respectivos poderes....
Parcerias público-privadas desde o PS ao PSD+CDS há para TODOS os proveitos e GOSTOS!!
Só que, quem paga é o povo português!!
ARROTA PELINTRA!!