quinta-feira, julho 18, 2013

Parabéns Madiba


Nelson Mandela faz hoje 95 anos de idade.
Desde muito jovem que acompanhei a sua luta contra o apartheid, a sua prisão e a sua libertação.
Há na história da Humanidade cidadãos que, indubitavelmente, marcaram a vida dos povos, pela sua postura, luta e no acreditar que era possível vencer dogmas, estereótipos baseados na segregação seja ela qual for.
Mandela é um dos meus ídolos.
Daqueles que me ajudaram a compreender que é sempre possível alcançar as utopias, quaisquer que elas sejam.
Mandela, por tudo o que representas mas, em especial, por me teres feito acreditar que é possível um mundo de iguais, seja qual for a cor da pele a minha eterna gratidão.
Para os mais distraídos lembrar que apartheid era uma política sul-africana que orientou as relações entre a minoria branca e a maioria negra. 
Tinha por base a separação racial e a discriminação política e económica dos negros. 
A doutrina do apartheid nasceu em 1950, com o Ato de Registo da População, e dividiu a população sul-africana em negros, mestiços e brancos. 
Para além da separação territorial dos vários grupos étnicos, também foi legitimado o desenvolvimento paralelo e separado das raças. 
Embora a segregação racial fosse praticada antes de 1948, a sua ratificação apenas aconteceu em 1950, dois anos depois de o Partido Nacional ter conquistado o poder. Nesse mesmo ano, ficaram estabelecidas zonas residenciais e comerciais para cada raça. 
Como resultado, a minoria branca ficou com mais de 80%do território sul-africano. Para fazer cumprir a segregação racial e evitar que os negros saíssem das zonas a que se encontravam limitados, o Governo reforçou a existência de autorizações de acesso a áreas restritas. Os contactos sociais entre raças diferentes eram quase inexistentes. O acesso à cultura e à educação era diferente; o acesso a determinados empregos era restrito; os sindicatos eram proibidos; e apenas a minoria branca tinha representação no Governo. No entanto, a economia sul-africana dependia do trabalho dos negros, o que dificultou a política do apartheid Com a ajuda de alguns brancos, várias etnias levaram a cabo manifestações, protestos violentos e sabotagens. 
Em 1991, o presidente do Governo da África do Sul, Frederik de Klerk, aboliu o apartheid. 
Dois anos maistarde, uma nova Constituição consagrou aos negros, e a outros grupos étnicos, o direito ao voto. O fim doapartheid foi marcado com as eleições multirraciais de 1994. 
Foi eleito um Governo de coligação,maioritariamente negro.
O primeiro presidente eleito, em regime multirracial, foi Nelson Mandela.