quinta-feira, julho 11, 2013

Leituras

Para alguns, que se auto intitulam de esquerda, aconselha-se a leitura, no caso de o conseguirem fazer sem ser com o indicador em riste, a obra de Karl Marx "O 18 de Brumário de Luís Bonaparte".
Eles não sabem, nem nunca ouviram falar de tal obra.
IGNORANTES.
Nesse trabalho, são desenvolvidas as teses fundamentais do materialismo histórico: a teoria da luta de classes e da revolução proletária, a doutrina do Estado e da ditadura do proletariado. 
Destaca-se a conclusão de Marx sobre a questão da atitude do proletariado em relação ao Estado burguês: "Todas as revoluções aperfeiçoavam esta máquina em vez de a destruir." 
A questão campesinato como aliado da classe operária na revolução iminente, o papel dos partidos políticos na vida social e uma caracterização profunda da essência do bonapartismo são outros aspectos marcantes desta obra. como uma frase que ficou célebre: "Nalgumas passagem das suas obras, Hegel comenta que todos os grandes factos e todas as grandes personagens da história mundial são encenados, por assim dizer, duas vezes. Esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa".