E o despovoamento das zonas com mais baixa densidade populacional aumenta. Também as ilhas, e não se fala das Ilhas desertas ou ditas virgens, fala-se do arquipélago dos Açores, da ilha da Madeira e do Porto Santo, onde há cidadãos, vão sofrer com o encerramento das dependências bancárias. Levantamentos só com cartão! E onde encontrar caixas de multibanco?
Até nas cidades do interior há bairros que não possuem caixas de multibanco e as que há estão bem distantes dos cidadãos. E a deslocação desses cidadãos, muitos com mobilidade reduzida, é bem difícil. Mais um contributo para o isolamento das populações.Já para não falar do acesso, sempre difícil e nada seguro por via da ‘internet’.
O tempo das cadernetas acabou diz a agiotagem. E os mais idosos reclamam, mas nada conseguem. Os regedores estão-se nas tintas para o encerramento das agências. Muitos usam dinheiro vivo para pagar toda e qualquer compra, não deixar rasto, obviamente, ou usam os cartões do município!
E quem em lugares e lugarejos isolados arrisca pagar à agiotagem a cedência de um espaço para instalar uma caixa de multibanco? Sofrerem danos consideráveis com os assaltos e arrombamento das caixas!
Já nem as Juntas de Freguesia se sujeitam a tanto.
A pobreza e o abandono são enormes!