quinta-feira, outubro 24, 2024

Belicismo

E a falta de responsabilidade e civismo vai-se a verificar por toda a sociedade portuguesa.
Ontem, dia 23 de outubro, de 2024, na tal "celebração" do Dia do Exército, no Parque Urbano do Rio Diz, assistimos a uma demonstração de falta de civismo e responsabilidade de militares (???) num veículo militar.
A alta velocidade facilmente comprovável pelas fotos e em especial pelos rodados no terreno faziam manobras perigosas para todos os que faziam o trilho da caminhada. Houve até um caso de uma senhora de idade, de muita idade, que acompanhava o neto de uns cinco anos, que por pouco não foram atingidos pelo veículo.
Fizemos o relato do sucedido a um guarda do parque que nos informou não sermos os primeiros a fazer a reclamação. O guarda, dentro das poucas ou nenhumas atribuições, avisou os militares, mas as corridas continuaram.
O parque, ao que me consta, deve servir os utilizadores que o procuram para meios pacíficos e lazer. Ou será que o belicismo se sobrepõe aos direitos dos caminhantes?
Dizer que o executivo camarário determinou que no final do dia o espaço do parque fosse limpo. Ontem lá andavam funcionários camarários a fazer a limpeza.
Mas nos outros dias o lixo acumula-se e o parque apresenta falta de limpeza.
Para o executivo camarário os militares são mais importantes que os guardenses e os restantes cidadãos que nos visitam.
Entendido!
Ou seja, os "militares" são nestes dias os donos do espaço fazendo todo o tipo de manobras que colocam em risco a segurança dos utilizadores do parque e ainda têm o privilégio de terem tratamento de alto nível.
Nada, mas mesmo nada, que não estejamos habituados.
Servilismo quanto baste!