Não aceito lições de gente que não sabe, nem sonha, o que era fazer greve numa escola onde TODOS os outros professores se acovardavam e furavam a greve.
EU FI-LO VÁRIAS VEZES.
Não me arrependo.
Sei pelo que lutava, conscientemente.
Não me subjugava aos ditames de quem quer que fosse.
Tinha plena consciência do que fazia.
Talvez por isso tenha sofrido, e de que maneira, pelo não alinhamento a formatações de todo o tipo.
Feito o ponto de situação, só em parte, um dia direi TUDO com mais propósito, trago-vos uma publicação a «correr» nas redes sociais sobre parte(??) de um teste de Português (que mania de não lhe chamarem Língua Portuguesa!) numa escola em Évora, devidamente identificada.
Um teste para alunos do 9. ano.
Comentários?
Cada um terá os seus.
Não me venham dizer que os alunos e alunas de 14 e 15 anos não sabem do que se trata quando se abordam tais temas. Falso argumento.
Basta conviver com os jovens destas idades e perceber quão enganados andam certos Encarregados de Educação.
O MUNDO É FEITO DE MUDANÇA! NÃO SABEM, NEM SONHAM O QUE A ADOLESCÊNCIA ESTÁ AVANÇADA EM TERMOS DE CONHECIMENTOS NESSA COMO NOUTRAS ÁREAS!
Felizmente, direi eu!
Podem não ter uma visão perfeita da realidade, MAS TÊM OPINIÃO! A DELES, E ISSO É O MAIS IMPORTANTE.
O conhecimento, cada vez mais, não deve ser encaixotado em compartimentos estanques. Deve existir a possibilidade de conhecer de forma interligada. As disciplinas como foram criadas e abusivamente incutidas nas aprendizagens acabaram.
Deixem-se de transmitir conhecimentos e usem o modo facilitador de aprendizagens. E não esqueçam, os jovens não admitem manipuladores de espécie nenhuma e muito menos falsos ou falsas moralistas.