E o povo angolano vegeta na mais profunda das misérias.
COVARDES.
Só agora, e devido ao facto de terem sido introduzidas novas regras de transparência pelo Reino Unido para identificar quem possui imobiliário no país, foi possível conhecer a podridão que reinava e reina nos poderes angolanos e na ligação escabrosa com Portugal.
Vamos aos factos, apenas e tão só conhecidos ao nível do imobiliário. Para quando serão dados a conhecer os milhões e milhões nas contas nos paraísos fiscais?
Isso nunca será conhecido por razões que envolvem a protecção que o sistema capitalista oferece e garante aos corruptos e corruptores.
Isabel dos Santos, filha do ex presidente de Angola José Eduardo dos Santos acusada de desvio de fundos públicos e sujeita a um mandado de detenção internacional, tem duas residências em Londres. Uma delas, um apartamento, foi comprada em 2006 por 875 000 libras e a segunda, uma moradia, foi negociada um ano mais tarde, por 8,65 milhões de libras. A melhoria das condições de vida que se conseguiriam em Angola?
Milhões que pertencem ao legítimo dono destes milhões - o povo angolano que vegeta na maior miséria.
Mas há mais corruptos.
Outro que tal é um Manuel Vicente, antigo presidente da Sonangol e antigo número dois do Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, como dono de dois apartamentos avaliados em vários milhões de euros.
O Vicente, é bom lembrar, surgiu envolvido em vários escândalos de corrupção, mas tem evitado investigações criminais graças à imunidade concedida pela Constituição angolana aos antigos titulares deste cargo. Imunidades lá e cá!
Vicente foi investigado em Portugal por alegados pagamentos a um magistrado do Ministério Público, Orlando Figueira, o qual foi expulso da profissão e condenado a seis anos e oito meses de prisão por corrupção e outros crimes.
Só para rir!
Um magistrado.... ahahaha!
O caso da corrupção, é bom lembrar, gerou uma crise diplomática entre Portugal e Angola em 2018, que ficou resolvida depois de ter sido separado dos autos acusatórios da "Operação Fizz” e transferido para Angola, onde aguarda desenvolvimentos.
Separados os processos e enviado para Angola.
Onde irão apodrecer numa qualquer lixeira a céu aberto das muitas que existem naquele país.
Tudo dito.
Lembrar que com o Vicente havia generais Manuel Helder Vieira Dias e Leopoldino Fragoso do Nascimento também nomeados nas acusações.
Tudo, mas tudo, atirado ao lixo.
Mas há mais corruptos!
Outra alta figura pública angolana com ativos imobiliários valiosos em Londres é Silvio Franco Burity, antigo presidente do Conselho de Administração da Administração Geral Tributária e antigo diretor nacional das Alfandegas de Angola. O Silvio possui uma vivenda de em Londres, avaliada em quase três milhões de libras.
Coisa pouca!
Muito caminho falta fazer para serem detectadas sociedades sediadas em "centros financeiros opacos", como as Ilhas Virgens Britânicas que surgem frequentemente em casos de corrupção e lavagem de dinheiro.
Mas a protecção descarada de certos meios capitalistas impossibilitam tais averiguações. A sociedade capitalista vive e sobrevive graças à lavagem de dinheiro cheio de sangue e à miséria dos países de onde os corruptos são originários.
Tudo em estreita colaboração com as autoridades porcas, vendidas e corruptas dos ditos países amigos.